Press "Enter" to skip to content

Pré-candidato ao Plantalto, Domingos Afif defende reforma eleitoral em visita à Goiânia

O ex-ministro da Secretaria de Micro e Pequena Empresa do Brasil no governo Dilma Rousseff (PT) e pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Social Democrático (PSD), Guilherme Afif (PSD-SP), esteve em Goiânia nesta quinta-feira (12) para um evento na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg). O pré-candidato deu uma palestra sobre o cenário político e econômico do país.

Em sua fala, o pré-candidato explicou que o voto distrital iria descentralizar a estrutura do País e promover a conexão entre os representantes políticos e o eleitor. Quanto à reforma federativa, o objetivo é definir os papéis e os recursos dos municípios, dos Estados e da União. “Hoje nós temos um estado que não cabe no orçamento da nação. Tanto é que estão tentando, cada dia mais, aumentar impostos e não conseguem. Então aumenta a dívida porque continua gastando. Isso tem que parar”, salientou Afif.

Outra base da proposta de Afif tange o investimento nas funções básicas do Estado: educação e saúde, para garantir igualdade de oportunidades. Bem como a garantia de direitos por meio, principalmente, da justiça e da segurança. E por fim, infra-estrutura para o desenvolvimento, que são áreas como saneamento, transporte e energia.

Segundo o pré-candidato, tudo que estiver fora desses pilares, devem ser diminuídos, fechados e reduzidos porque não são a prioridade no momento atual brasileiro.  “O que não estiver contido nisso, fecha, diminui o tamanho, porque tem muita gente não fazendo nada”, afirmou.

A falta de dinheiro para as campanhas nacionais, como um todo, será compensada pela intervenção política da base nos Estados, garantiu o pré-candidato. “Para a eleição nacional haverá um pacto direto entre os candidatos e o povo. No estado você pode ter eleitor que vota em um candidato local e em outro para o nacional, porque foi o candidato que o convenceu”, explicou Afif.

Afif recusou grandes coligações para chegar à Presidência da República e chamou essas megacoligações de “Unidos da Lava Jato”. Ele entende a formação como um ajuntamento de legendas e não uma aliança programática.  Apesar do próprio presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, preferir aliança com o PSDB de Geraldo Alckmin (SP) e o PSD em Goiás compor a base aliada do governador José Eliton, Afif diz que não desistirá da pré-candidatura. “Sou candidato até para poder ajudar outros correligionários em vários estados”, ratificou.

Presidente do PSD em Goiás, Vilmar Rocha fez a recepção de Afif Domingos em Goiânia, ao lado de empresários que integram a Acieg. “Afif é um grande homem, um apóstolo de que as pequenas e a médias empresas são fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento do país. É um desses raros sábios que, além de interpretar o Brasil, trabalham, de maneira pragmática, para melhorá-lo, para requalificá-lo.”

Para Rocha, o pré-candiato tem ideias práticas de como organizar o País. “Avesso aos matizes do populismo, é um homem que tem ideias práticas de como reorganizar o país, dando importância ao mercado, mas sem desprezar o social. Ele entendeu, como poucos, que as pequenas e médias empresas são o pulmão da economia brasileira. Diria que Afif é um estadista”, salientou Vilmar Rocha.