Press "Enter" to skip to content

Pré-candidatos atentos aos prazos para mudança de partido e/ou de domicílio eleitoral

Última atualização 19/03/2024 | 09:25

Termina no próximo dia 5 de abril o período estabelecido pela Justiça Eleitoral para que vereadores que queiram disputar a reeleição ou que pretendem concorrer ao cargo de prefeito desfiliem-se do partido de origem sem risco de perderem seus mandatos. Já no dia seguinte, 6 de abril, expira o prazo para aqueles que vão se candidatar em 2024 – portanto, seis meses antes da eleição – estejam filiados em alguma legenda.

Estas datas alcançam nomes como o do ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot – possível pré-candidato da base aliada ao governo estadual na disputa pela Prefeitura de Goiânia. Ele deve trocar o MDB pelo União Brasil. O vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido, sairá do PSD – sigla que, naquela cidade, está se aproximando do PT -; e, com perfil mais ligado à direita, certamente assinará ficha de filiação no PL ou no Republicanos – este presidido em Goiás pelo prefeito anapolino Roberto Naves.

Até o início de abril também o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, deve bater o martelo sobre sua permanência no MDB. O ainda emedebista garante que disputará a reeleição pela sigla. Mas com sérias dificuldades de obter o apoio do seu antecessor, Gustavo Mendanha, há quem aposte que ele iria para o PRD, PT ou Republicanos a fim de viabilizar sua candidatura.

Também no dia 6 próximo, os interessados em participar das eleições municipais de 2024 devem estar com domicílio eleitoral devidamente registrado nas cidades que desejam concorrer. Quem está atento a esta data é o casal Gustavo – Mayara Mendanha. O ex-prefeito de Aparecida e a ex-primeira-dama podem transferir o domicílio para Goiânia caso vislumbrem que a possibilidade de ela ser indicada como pré-candidata a vice-prefeita seja real.