Pré-estreia de filme goiano As duas Irenes será hoje (06)

Quatro prêmios no Festival de Gramado, este é o último feito do longa-metragem As duas Irenes, que representou o Brasil no Festival de Berlim. O filme do diretor e roteirista Fabio Meira é uma produção goiana, apoiada pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás, e tem pré-estreia programada para esta quarta-feira (6) no Cinema Lumière , e estreia nos cinemas brasileiros em 14 de setembro.

As duas Irenes é protagonizado pelas jovens atrizes goianienses, Priscila Bittencourt e Isabela Torres, que estreiam no cinema. O filme tem a narrativa construída a partir da vida de duas adolescentes e de seus pontos de vista.

Rodado na cidade de Goiás, ao longo de cinco semanas e meia, o diretor tem um carinho especial pela cidade e principalmente pela sua luz. “Eu conhecia cada esquina da cidade, cresci e passei boa parte da minha juventude lá, e sempre quis filmar naquela luz, fazendo um recorte pouco conhecido de Goiás, mas que é tão especial para mim”, diz Meira.

A sessão de pré-estreia integra a programação da Mostra Cine Psi, às 19 horas, no Cinema Lumière. O diretor Fabio Meira e as atrizes Priscila Bittencourt e Isabela Torres estarão presentes.

As duas Irenes será distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes através do projeto Sessão Vitrine Petrobras, com estreia em 14 de setembro. Com patrocínio do Fundo de Cultura de Goiás, da Lei Goyases e do ProAc SP, o filme foi realizado com R$ 1,2 milhão e produzido pela Roseira Filmes e pela Lacuna Filmes, de Diana Almeida e Daniel Ribeiro – produtora do sucesso de público e crítica Hoje Eu Quero Voltar Sozinho – e com coprodução da Balacobaco Filmes, da goiana Simone Caetano.

Trama
No filme, Irene, uma garota de 13 anos, de uma família tradicional do interior, descobre que seu pai tem uma filha de outra mulher, com a mesma idade e o mesmo nome dela. Sem que ninguém saiba, ela decide procurar a garota e um mundo de descobertas se inicia.

No elenco, além das jovens estreantes, Marco Ricca (como o pai), Susana Ribeiro e as atrizes do Grupo Galpão, Inês Peixoto e Teuda Bara. Sobre as filmagens em Goiás, Marco Ricca diz: “As filmagens em Goiás foram maravilhosas, eu não conhecia Goiás Velho e fiquei muito encantado com a cidade. Foi um momento muito bacana porque a gente pode se concentrar bastante lá. Um filme de baixo orçamento e por isso com uma equipe muito pequena, então ficou tudo muito familiar. Filmar lá em Goiás Velho, conhecer as pessoas, conhecer os lugares, isso tudo imprimiu muito no filme”.

.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp