Preço do combustível em Goiânia vira caso de polícia

Preço do combustível em Goiânia vira caso de polícia

Nesta quarta-feira (9) o Procon Goiás e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Consumidor (Decon) realizam uma ação de fiscalização em postos de combustíveis de Goiânia. Desta vez, o objetivo será verificar o motivo do novo aumento nos preços da gasolina – que chegou a R$ 6,27 – e o etanol – a R$ 4,87 – e se a prática abusiva nos preços repassados ao consumidor.

Uma equipe da Gerência de Pesquisa e Cálculo participará in loco das visitadas para averiguar a documentação fiscal. Caso seja constatado uma prática abusiva nos preços, o posto poderá ser autuado imediatamente.

Serão realizados testes de quantidade e qualidade, a fim de verificar se o consumidor está sendo lesado nas bombas, além do cumprimento da legislação por parte dos empresários. A Polícia Civil, por meio da Decon, irá analisar eventual incidências criminal, seja ela em aspecto da qualidade ou quantidade do combustível, além do dever de informações clara, precisa e ostensiva quanto aos preços e suas formas de cobrança.

Além de Goiânia, os postos de Senador Canedo também serão fiscalizados. Eles devem apresentar em até 10 úteis, notas fiscais da compra e da venda dos combustíveis correspondentes à primeira semana de cada mês, desde o início de 2021.

De acordo com o Sindiposto, a ação acontece pois os donos de postos estão repassando o aumento praticado pelas distribuidoras. O valor do combustível está ligado ao aumento do preço do barril de petróleo, e está sujeito a variações do mercado internacional.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Dia de Nossa Senhora Aparecida: Confira o que abre e fecha em Goiânia

O feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro, traz alterações nos horários de funcionamento de vários estabelecimentos e serviços em Goiânia. É importante estar informado sobre o que abre e o que fecha para evitar inconvenientes.

Shoppings

Durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, os shoppings de Goiânia mantêm horários especiais, mas em geral, permanecem abertos. No Goiânia Shopping, as lojas e a praça de alimentação e lazer funcionam das 10h às 22h e das 10h às 22h30, respectivamente.

No Aparecida Shopping, as lojas abrem das 10h às 22h, e a praça de alimentação e lazer das 11h às 22h. Já no Passeio das Águas Shopping, as lojas e quiosques funcionam das 10h às 22h, e a praça de alimentação e lazer das 10h às 22h30.

Supermercados

Os supermercados em Goiânia geralmente mantêm seus horários normais durante o feriado. De acordo com a Associação Goiana de Supermercados (Agos), a maioria dos supermercados segue funcionando normalmente, embora alguns possam adotar horários de domingo, abrindo mais tarde, das 08h às 21h.

Repartições públicas

As unidades do Atende Fácil estarão fechadas neste sábado, 12, retornando o atendimento na segunda-feira, 14, das 7h às 19h. Já os atendimentos na saúde pública funcionarão em âmbito de emergência e urgência, com funcionamento 24 horas e classificação de prioridade para casos mais graves.

No lazer, os parques Zoológico e Mutirama irão funcionar normalmente, com atividades voltadas para a comemoração do Dia das Crianças. O Parque Mutirama funcionará das 10h às 16h e o Zoológico das 08h30 às 17h, com compra nas bilheterias até às 16h.

Os outros dois órgãos seguem em funcionamento normal, com volta na segunda-feira, 14.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos