Preços de materiais escolares podem variar em 273%

Segundo pesquisa divulgada pela Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon), os preços de materiais escolares podem variar até 273% de um comércio para outro. O levantamento apontou ainda que os itens tiveram aumento de 7,69% neste início de 2018 em relação a janeiro do ano passado. Foram analisados 138 itens que fazem parte da lista de material escolar em 11 papelarias de Goiânia.

Além das informações de preços, variações entre menor e maior, bem como as oscilações nos últimos doze meses, o órgão também aproveita para orientar os consumidores a respeito dos abusos praticados por algumas instituições de ensino, como a inclusão de produtos proibidos na lista e ainda uma série de dicas e orientações ao consumidor visando economia na compra e evitando dor de cabeça futura.

Ao considerar os produtos idênticos, ou seja, mesma marca e modelo que estava na pesquisa realizada em janeiro de 2017 e a de dezembro de 2017, esses produtos tiveram um aumento médio geral de 7,69%. Já observando individualmente, foi identificado produto com até 30,17% de aumento. É o caso da caneta hidrocor, ponta grossa, Jumbo com 12 unidades da Faber Castell, que passou de 37,42 reais (média de janeiro de 2018), para 48,71 reais (média de dezembro de 2017).

O Procon Goiás prioriza os produtos idênticos para fazer a comparação, assim mesma marca e mesmo modelo, para que o consumidor perceba que mesmo se tratando do mesmo tipo de produto a variação de preço é considerável. Isso pode segundo o órgão incentivar o consumidor a desenvolver o hábito de pesquisar antes de comprar. A partir disso, a maior variação para produtos idênticos verificada foi na Pasta plástico com elástico de 2,0 mm (ACP). O menor preço encontrado foi de 2,25 reais, enquanto o maior chegou a 8,40 reais, uma variação de 273,33%.

Comparar

O consumidor deve avaliar e comparar preços considerando marcas diferentes, mas deve-se ter em mente que produtos com marcas menos conhecidas não significa, necessariamente, que o produto é de má qualidade. Uma caixa de lápis de cor, grande, da Faber Castell está custando, em média, 31,33 reais, enquanto o mesmo produto, com as mesmas especificações, mas de outra marca, custa em média 13,55 reais. Ao optar pela marca mais conhecida o produto pode resultar em um acréscimo de 131,22%.

Essa equação de preço e qualidade deve sempre estar na balança na hora da compra. Para o Procon o ideal é selecionar pelo menos três papelarias próximas de casa e fazer a pesquisa de preços para optar pelos produtos mais baratos entre elas. A partir disso, a economia será ainda maior, garante o órgão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo promove lives para empreendedores desvendarem o e-commerce

Descubra como impulsionar suas vendas online no mundo do artesanato e moda! Assista a série de lives gratuitas “Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce”, com especialistas do Sebrae e Shopee. Aprenda o passo a passo para iniciar seu negócio online, definir o preço ideal e dominar estratégias de marketing digital para atrair clientes. As lives acontecem nos dias 13, 20 e 27 de setembro, das 9h às 11h, no canal do Youtube da Secretaria da Retomada.
 
A Secretaria da Retomada e o Goiás Social, em parceria com o Sebrae e a Shopee, promovem uma série de lives especialmente desenvolvidas para artesãos e empreendedores da moda que desejam expandir suas vendas online. Com o título “Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce”, as lives acontecem nos dias 13, 20 e 27 de setembro, das 9h às 11h, e serão transmitidas pelo canal do Youtube da Secretaria da Retomada.
 
Especialistas renomados participam das lives e ensinam o passo a passo para o sucesso no ambiente digital. Aprenda como iniciar um negócio no e-commerce, descubra a fórmula para chegar ao preço certo e domine as estratégias de marketing para chamar a atenção do comprador online.
 
“Essa iniciativa é voltada para micro e pequenos empreendedores, muitos deles beneficiados pelo Crédito Social, que montaram o próprio negócio e, agora, precisam de ajuda para desvendar o mercado digital. As palestras são riquíssimas em informações que podem multiplicar as vendas de quem colocar o aprendizado em prática”, afirma o secretário da Retomada, César Moura.
 
A abertura da série de lives, no dia 13/09, conta com a presença do palestrante Nelson M., do Time de Educação e Eventos da Shopee. Mestre em Educação, ele já liderou mais de 50 treinamentos e eventos por todo o Brasil. No dia 20/09, George Gustavo Toledo, formado em Administração e atual Gestor Estadual do Programa Conexão Financeira do Sebrae Goiás, comanda o evento.
 
No último dia de live, 27/09, o palestrante do Sebrae aborda estratégias avançadas de marketing digital, incluindo SEO, publicidade paga e criação de conteúdo. O objetivo é equipar os participantes com ferramentas e técnicas para ampliar sua presença online e impulsionar suas vendas.
 

SERVIÇO

 
Seu Produto na Shopee: Oportunidade para Expandir Suas Vendas Palestrante: Nelson M. Data: 13 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
 
Preço Certo: Aprenda Como Chegar no Valor Que Vai Bombar Seu Produto Palestrante: George Gustavo Toledo, Coordenador Estadual de Conexões Financeiras do Sebrae Data: 20 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
 
Marketing Digital: Estratégias para Alavancar Suas Vendas Online Palestrante: Sebrae Data: 27 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp