Goiânia é uma das capitais que apresentaram queda no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em janeiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme o levantamento, o índice da capital goiana caiu de 0,77% para 0,24%, de dezembro para janeiro, uma redução de 0,53% nos preços.
Divulgado nesta sexta-feira, 26, o IPCA é o principal índice que mede a inflação no Brasil, com cálculo dos preços de diversos produtos e serviços. Por isso, o IBGE calcula os preços de alimentação e bebidas, habitação, transportes, vestuário, educação, comunicação, saúde e cuidados pessoais, entre outros itens.
Com essa redução entre dezembro e janeiro, Goiânia acompanha a queda nacional do IPCA, que caiu 0,09% no mesmo período. Em dezembro, o índice nacional foi de 0,40%, reduzindo para 0,31%, em janeiro. Se comparar com o índice registrado em janeiro do ano passado, o Brasil apresenta uma redução ainda maior. Naquele período, o índice nacional foi de 0,55%.
Alimentação e bebidas foram o que apresentaram maior alta no IPCA
Entre os grupos de produtos e serviços, os que apresentaram maior redução entre dezembro e janeiro foram: habitação, que caiu de 0,48% para 0,33%; e transportes, que reduziu de 0,77% para -1,13%.
Entretanto, a maior alta foi nos itens de alimentação e bebidas, que aumentou de 0,54% para 1,53%. Por outro lado, despesas pessoais não apresentaram variação, permanecendo em 0,56% nos dois meses.
O IBGE aponta que a alta na alimentação e bebidas foi impulsionada altas da batata-inglesa (25,95%), tomate (11,19%), arroz (5,85%), frutas (5,45%) e carnes (0,94%). Porém, a alimentação fora do domicílio apresentou queda no período avaliado, de 0,53%, em dezembro, para 0,24%, em janeiro.
Além da alimentação fora do domicílio, reduziram também os valores da refeição e do lanche, foram -0,14% e -0,66%, respectivamente.