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Preços variam até 250,63% em verduras e até 143,63% em frutas, em Goiânia

Última atualização 17/01/2024 | 08:28

O consumidor goianiense precisa mesmo pesquisar antes de encher o carrinho de compras. As variações de preço podem chegar até 250,63%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 16, pela Prefeitura de Goiânia, por meio do Programa de Defesa do Consumidor (Procon Goiânia), com os preços de 20 produtos, incluindo frutas e verduras, em nove estabelecimentos comerciais da cidade.

As cinco maiores variações nas verduras atingiram entre 250,63% e 140,28%, com o tomate saladete liderando, oscilando de R$ 3,99 a R$ 13,99 por quilo. O jiló teve variação de 182,14%, custando de R$ 5,99 a R$ 16,90, enquanto o quiabo registrou 150,19%, variando de R$ 7,99 a R$ 19,99. A cenoura teve uma variação de 140,28%, com preços de R$ 4,99 a R$ 11,99.

A pesquisa destaca que o consumidor pode economizar até R$ 46,91 ao optar pelos preços mais baixos desses produtos. As menores variações ficam entre 61,41% a 43,33%, com a cebola variando de R$ 4,95 a R$ 7,99, o alho de R$ 15,99 a R$ 24,99 e o repolho de R$ 6,90 a R$ 9,89.

Frutas

As cinco maiores variações variaram entre 143,63% e 99,13%, com o mamão formosa liderando, custando de R$ 3,69 a R$ 8,99 por quilo. A laranja teve uma variação de 142,86%, variando de R$ 3,29 a R$ 7,99. O abacaxi registrou uma variação de 138,48%, custando de R$ 4,99 a R$ 11,90. O limão variou 112,23%, de R$ 1,88 a R$ 3,99, e a manga tommy teve uma variação de 99,13%, com preços de R$ 5,77 a R$ 11,49.

A pesquisa revela que o consumidor pode economizar até R$ 24,74 ao optar pelos preços mais baixos desses produtos. As menores variações nas frutas ficam entre 81,97% a 46,73%, com destaque para o abacate, que varia de R$ 5,49 a R$ 9,99, a banana de R$ 3,99 a R$ 5,99, e a banana prata de R$ 7,49 a R$ 10,99.

O presidente do Procon Goiânia, Júnior Café, destaca que o objetivo do levantamento é auxiliar o consumidor no momento da compra, proporcionando um melhor planejamento e maior economia. “A pesquisa revela variações porcentuais entre produtos da mesma marca e oferece referência ao consumidor por meio de preços médios obtidos na amostra”, destaca