Lagoa Grande: prefeita apresenta propostas para a saúde e educação
As afirmações foram feitas em entrevista ao DE desta quarta-feira (26). Catharina Garziera (PSB), de 36 anos, assumiu o mandato no dia 1º de janeiro de 2025.
A prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera (PSB), falou sobre as ações para a gestão do novo mandato, de 2025 a 2028. Nesta quarta-feira (26), em entrevista ao DE, ela conversou sobre ações para a saúde, educação, abastecimento de água, turismo e economia.
A prefeita afirmou que a gestão anterior conseguiu sanear e pavimentar oitenta por cento da cidade, contando com os distritos, e que o objetivo é dar continuidade a esses serviços para que o município seja contemplado em sua totalidade. Ela também destacou a importância dessa obra como fundamental para melhorar a saúde.
“Após isso, que a gente sabe que tem interferência direta na saúde, a gente quer trazer melhorias para o nosso Hospital Municipal. A gente, nesses primeiros sessenta dias de gestão, tá correndo atrás junto com os nossos deputados, senadores, até de iniciativa privada para trazer equipamentos para dar uma desafogada mais nessa questão de mandar para hospitais regionais”, disse.
E completou dizendo que pretende conseguir novos equipamentos com um diagnóstico mais rápido, para realizar tratamentos de pequeno e médio porte, para que encaminhamentos para hospitais de Petrolina só aconteçam em caso de extrema necessidade. Segundo ela, o objetivo é que a população não precise deixar o município para receber quaisquer atendimentos de saúde.
Sobre a educação, a gestora afirmou que quer incluir empreendedorismo e gestão financeira na grade curricular do município para ampliar o desenvolvimento dos estudantes. Além disso, informou que pretende trazer o Hotel Escola do Senac para contribuir no processo de ensino.
Sobre o desabastecimento de água a prefeita afirmou que o sistema de rodízio foi reduzido, sendo resolvida essa questão em parceria com a Compesa e através dos recursos do município. E que novos investimentos serão destinados ao município para resolver outros problemas neste sentido.
“A gente presenciou a Audiência Pública na questão da Concessão e foi apresentado um investimento para Lagoa Grande, mais que 90 milhões pra ver se a gente consegue fazer esse essa melhora no abastecimento de água”, pontuou.
Questionada sobre como pretende incentivar a produção de uva e vinho, destaques da economia e turismo da cidade, a prefeita afirmou que pretende implantar um Hotel Escola, com intuito de desafogar parte da hospedagem e movimentar este setor, o imobiliário e logístico, além da gastronomia. E que recentemente fez um evento para trazer investidores e mostrar as potencialidades do município.