Prefeita eleita de Altaneira, Ceará, toma posse em data inédita em 2025: 2 de janeiro

Prefeita eleita de Altaneira, no Ceará, decide tomar posse no dia 2 de janeiro de 2025. Késia Alcântara (PSB), prefeita eleita de Altaneira, no Cariri do Ceará, decidiu tomar posse apenas no dia 2 de janeiro — um dia depois que a grande maioria dos prefeitos tomam posse. O vice-prefeito eleito, Jackson Feitosa (MDB), também será empossado no mesmo dia. Os candidatos eleitos nas eleições 2024 tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2025. A data foi delimitada na Constituição de 1988 e as cerimônias para que prefeitos e vereadores assumam seus respectivos cargos acontecem normalmente em todas as cidades do país. Altaneira, a 497 km de Fortaleza, será uma exceção.

Késia explicou que não daria certo ser empossada no dia primeiro, pois ela quer que a família esteja presente. No entanto, os familiares da prefeita eleita trabalham no ramo de eventos e, durante a virada de ano, vão estar em diferentes locais. “Como dia 1º é feriado, nada funciona, eu optei pra ser o dia dois, pois vamos fazer a festa da nossa posse, para enaltecer a cultura e movimentar o comércio local. Foi tudo muito bem planejado e cronometrado para ser dia dois”, declarou a prefeita eleita. Victor Pierre, especialista em Direito Eleitoral, informou que a prefeita só pode tomar posse nesta data se a Lei Orgânica do Município tiver previsão para que isso aconteça.

“Houve uma Emenda Constitucional prevendo que a posse do presidente e vice-presidente da República será no dia 5 de janeiro, enquanto governadores e vice-governadores no dia 6 de janeiro. Mas essa Emenda só começa a valer nas próximas eleições. Contudo, os prefeitos continuam com a posse no dia 1º de janeiro”, disse Pierre. No entanto, a posse dos vereadores eleitos será no dia 1⁰ de janeiro, na Câmara Municipal. O de tentou contato com o presidente da Câmara de Vereadores de Altaneira para saber sobre a Lei Orgânica do Município, mas até a publicação desta reportagem, não obteve resposta. Késia Alcântara tornou-se a primeira mulher escolhida para administrar a prefeitura de Altaneira. Foi eleita com 3.255 votos, equivalente a 52,82% dos votos válidos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ceará lidera no hábito de leitura no Nordeste, revela pesquisa 2024

Ceará é o único estado do Nordeste em que a maioria da população lê livros, diz estudo

A 6ª edição do levantamento “Retratos da Leitura no Brasil” aponta que 54% dos entrevistados do Ceará leram pelo menos um livro nos últimos três meses. No Nordeste, o Ceará foi o único estado onde a maior parte da população teve esse hábito, destacando-se acima da média nacional em termos de leitura.

Enquanto o Nordeste viu uma queda de cinco pontos percentuais na proporção de leitores em relação à pesquisa anterior, o Ceará manteve um bom índice de leitura, com resultados positivos no acesso à literatura.

O estado se destaca por ter ficado atrás apenas de Santa Catarina na proporção de leitores no Brasil, demonstrando um cenário favorável em termos de hábito de leitura na região nordestina. A pesquisa abrange a leitura de livros impressos e digitais, sem restringir gêneros, incluindo obras didáticas, bíblias e religiosas.

O levantamento revela que no Nordeste, a leitura de livros nos últimos três meses foi mais expressiva no Ceará, seguido por Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, respectivamente. A frequência de leitura e acesso aos livros é predominantemente realizado por meio de aquisições em lojas físicas e virtuais, contrapondo a queda na média nacional de leitura nos últimos levantamentos.

A pesquisa “Retratos da Leitura” conduzida pelo Instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) entrevistou 5.504 pessoas em 208 municípios entre 30 de abril e 31 de julho de 2024, retratando o comportamento do leitor brasileiro. O Ceará também se destaca por ter a maior proporção de pessoas que leram algum livro nos últimos 12 meses, bem como por figurar na lista dos livros mais marcantes para os brasileiros, com a obra de José de Alencar, ‘Iracema’, como uma das mais citadas.

Na mesma linha, o Ceará lidera o ranking do Nordeste ao incentivar a leitura de livros indicados pela escola e pela leitura de livros de literatura por vontade própria. A frequência de leitura de livros tem proporções semelhantes no estado, com destaque para a preferência pela leitura de livros por vontade própria.

Em suma, o cenário da leitura no Ceará reflete um panorama positivo em meio a um país que está lendo menos. Com resultados animadores em termos de acesso, frequência e hábito de leitura, o estado se consolida como um exemplo de incentivo à cultura leitora, fomentando o interesse e a prática da leitura na região nordestina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp