Prefeito de Aparecida anuncia medidas para ampliar segurança nas escolas

Prefeito de Aparecida

O anúncio foi realizado pelo prefeito Vilmar Mariano (Patriota) durante reunião com todas as forças de segurança da cidade na manhã desta quarta-feira, 13, no EMEI Darcy Ribeiro, no Setor Comendador Walmor. O encontro contou com a participação da GCM, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Câmara Municipal.

Vilmar Mariano também anunciou a implantação do Comitê de Cultura de Paz semelhante ao Comitê de Enfrentamento à pandemia da Covid, que reuniu entidades governamentais e da sociedade civil.

“Vamos trabalhar a prevenção, o monitoramento e o cuidado para evitar que ocorra algo que ameace a segurança das crianças e dos profissionais de educação”, argumenta Vilmar.

Todas as escolas e Cmeis de Aparecida já contam com videomonitoramento interno e externo. As 650 câmeras de ruas foram estrategicamente instaladas nas portas das escolas públicas. “A Secretaria Municipal de Educação já tem visto resultados positivos com o videomonitoramento, que conta com 1,5 mil câmeras de segurança e coibiu os atos de vandalismos e furtos que ocorriam, o que trouxe mais segurança para alunos e servidores”, comentou o secretário de Educação professor Divino Gustavo.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido, o vandalismo as escolas reduziu em mais de 90% por causa do videomonitoramento do programa Cidade Inteligente. “Segurança Pública se faz em conjunto, o videomonitoramento traz respostas imediatas para a população”, argumentou.

Além disso, a partir desta semana, as unidades do município contarão com um botão de alerta que vai acionar também a força de segurança mais próxima da escola.

“Nesse EMEI, por exemplo, nossa equipe chega em menos de cinco minutos já munidos de todas as informações necessárias”, explicou Roberto Cândido.

O prefeito determinou ainda ao secretário de Educação, Divino Gustavo, que acelere a implantação do controle biométrico de acesso à escola. Neste momento, o projeto já se encontra em fase de teste na Escola Municipal Rogério Bonifácio.

Major Nascimento, que é comandante regional da Polícia Militar em Aparecida , assegura que a corporação intensificou o trabalho preventivo nas unidades escolares para coibir possíveis ataques.
“O governador Ronaldo Caiado determinou e nós vamos catalogar todas as escolas municipais e estaduais e também realizar patrulhamento ostensivo nessas unidades. Vamos repassar aos diretores o contato direito [das viaturas] para que diante de atitudes suspeitas ou invasões eles entrem em contato imediatamente com a polícia”.

O deputado estadual Veter Martins (Patriota) elogiou as medidas adotadas pelo prefeito Vilmar Mariano e pelo governador Ronaldo Caiado. “São medidas energéticas e que também pensam a médio e longo prazo com a instalação do Comitê de Paz”, destaca o deputado.

Gestora da EMEI Darcy Ribeiro, Ailza Cristina Araújo, acredita que a presença de um agente de segurança nas unidades de ensino vai proporcionar mais segurança. “Nossa expectativa é excelente, esse controle vai dar uma segurança maior e nos resguardar de muitos problemas”

Os vereadores Isaac Martins, Sandro Oliveira, Hans Miller, Camila Rosa e Dione representaram a Câmara Municipal na reunião no EMEI Darcy Ribeiro.

Mais Segurança

Outras ações que o município já vem executando para promover a segurança de alunos, servidores e pais é o videomonitoramento, que está em funcionamento desde o mês de março de 2022. Ao todo, as 94 unidades de ensino contam com mais de 1,5 mil câmeras de vigilância distribuídas em pontos estratégicos, dentro e fora das unidades.

A Rede Municipal vem desenvolvendo também atividades de cunho pedagógico no sentido de sensibilizar e conscientizar o público de alunos, a fim de combater o ciclo da violência que está em evidência no país nos últimos tempos. Estão sendo realizadas nas unidades escolares diversas ações, que envolvem palestras e rodas de conversa com profissionais capacitados debatendo temas como cyberbullying, violência doméstica e sexual, problemas de depressão e ansiedade, entre outros.

Recentemente, a Secretaria da Mulher lançou o projeto Lei Maria da Penha nas Escolas. A proposta é circular pelas unidades de ensino da Rede levando informações de como as mulheres devem proceder em caso de violência.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos