Press "Enter" to skip to content

Prefeito de Aparecida anuncia medidas para ampliar segurança nas escolas

O anúncio foi realizado pelo prefeito Vilmar Mariano (Patriota) durante reunião com todas as forças de segurança da cidade na manhã desta quarta-feira, 13, no EMEI Darcy Ribeiro, no Setor Comendador Walmor. O encontro contou com a participação da GCM, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Câmara Municipal.

Vilmar Mariano também anunciou a implantação do Comitê de Cultura de Paz semelhante ao Comitê de Enfrentamento à pandemia da Covid, que reuniu entidades governamentais e da sociedade civil.

“Vamos trabalhar a prevenção, o monitoramento e o cuidado para evitar que ocorra algo que ameace a segurança das crianças e dos profissionais de educação”, argumenta Vilmar.

Todas as escolas e Cmeis de Aparecida já contam com videomonitoramento interno e externo. As 650 câmeras de ruas foram estrategicamente instaladas nas portas das escolas públicas. “A Secretaria Municipal de Educação já tem visto resultados positivos com o videomonitoramento, que conta com 1,5 mil câmeras de segurança e coibiu os atos de vandalismos e furtos que ocorriam, o que trouxe mais segurança para alunos e servidores”, comentou o secretário de Educação professor Divino Gustavo.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido, o vandalismo as escolas reduziu em mais de 90% por causa do videomonitoramento do programa Cidade Inteligente. “Segurança Pública se faz em conjunto, o videomonitoramento traz respostas imediatas para a população”, argumentou.

Além disso, a partir desta semana, as unidades do município contarão com um botão de alerta que vai acionar também a força de segurança mais próxima da escola.

“Nesse EMEI, por exemplo, nossa equipe chega em menos de cinco minutos já munidos de todas as informações necessárias”, explicou Roberto Cândido.

O prefeito determinou ainda ao secretário de Educação, Divino Gustavo, que acelere a implantação do controle biométrico de acesso à escola. Neste momento, o projeto já se encontra em fase de teste na Escola Municipal Rogério Bonifácio.

Major Nascimento, que é comandante regional da Polícia Militar em Aparecida , assegura que a corporação intensificou o trabalho preventivo nas unidades escolares para coibir possíveis ataques.
“O governador Ronaldo Caiado determinou e nós vamos catalogar todas as escolas municipais e estaduais e também realizar patrulhamento ostensivo nessas unidades. Vamos repassar aos diretores o contato direito [das viaturas] para que diante de atitudes suspeitas ou invasões eles entrem em contato imediatamente com a polícia”.

O deputado estadual Veter Martins (Patriota) elogiou as medidas adotadas pelo prefeito Vilmar Mariano e pelo governador Ronaldo Caiado. “São medidas energéticas e que também pensam a médio e longo prazo com a instalação do Comitê de Paz”, destaca o deputado.

Gestora da EMEI Darcy Ribeiro, Ailza Cristina Araújo, acredita que a presença de um agente de segurança nas unidades de ensino vai proporcionar mais segurança. “Nossa expectativa é excelente, esse controle vai dar uma segurança maior e nos resguardar de muitos problemas”

Os vereadores Isaac Martins, Sandro Oliveira, Hans Miller, Camila Rosa e Dione representaram a Câmara Municipal na reunião no EMEI Darcy Ribeiro.

Mais Segurança

Outras ações que o município já vem executando para promover a segurança de alunos, servidores e pais é o videomonitoramento, que está em funcionamento desde o mês de março de 2022. Ao todo, as 94 unidades de ensino contam com mais de 1,5 mil câmeras de vigilância distribuídas em pontos estratégicos, dentro e fora das unidades.

A Rede Municipal vem desenvolvendo também atividades de cunho pedagógico no sentido de sensibilizar e conscientizar o público de alunos, a fim de combater o ciclo da violência que está em evidência no país nos últimos tempos. Estão sendo realizadas nas unidades escolares diversas ações, que envolvem palestras e rodas de conversa com profissionais capacitados debatendo temas como cyberbullying, violência doméstica e sexual, problemas de depressão e ansiedade, entre outros.

Recentemente, a Secretaria da Mulher lançou o projeto Lei Maria da Penha nas Escolas. A proposta é circular pelas unidades de ensino da Rede levando informações de como as mulheres devem proceder em caso de violência.