Prefeito de BH, Álvaro Damião, retorna ao Brasil após passagem por Israel e Arábia Saudita

prefeito-de-bh2C-alvaro-damiao2C-retorna-ao-brasil-apos-passagem-por-israel-e-arabia-saudita

Álvaro Damião, prefeito de BH, chega à Arábia Saudita após deixar Israel para
voltar ao Brasil, diz assessoria

Antes, prefeito cruzou fronteira com a Jordânia junto de comitiva de políticos
brasileiros que visitava Israel e precisou se refugiar em meio a conflito com
Irã. Grupo deve embarcar em voo de volta na terça-feira.

1 de 1 Álvaro Damião em Israel. — Foto: TV Globo

Álvaro Damião em Israel. — Foto: TV Globo

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), chegou à Arábia Saudita nesta segunda-feira (16) após deixar Israel para retornar ao Brasil. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da prefeitura.

Damião está acompanhado de uma comitiva de políticos brasileiros que foi a Israel para conhecer novas tecnologias para uso na segurança pública. O grupo precisou se abrigar em bunkers após, na última sexta-feira (13), Israel iniciar ataques aéreos ao Irã, que revidou.

Até a noite desta terça-feira, o ministério iraniano falava em 224 mortos em seu território, enquanto o governo israelense, em 22 mortos em Israel. Acompanhe as últimas notícias do conflito em tempo real.

Na noite desta segunda, no horário brasileiro, a assessoria da prefeitura de BH informou que Álvaro Damião dormiria na Arábia Saudita. A previsão é que um voo fretado que deverá pousar em João Pessoa deixe o país do Oriente Médio nesta terça-feira (17). A assessoria informou não haver detalhes sobre o horário de partida do voo ou sobre onde deverá haver conexões.

Antes de chegar à Arábia Saudita, parte da comitiva de autoridades brasileiras cruzou a fronteira de Israel com a Jordânia. A informação tinha sido confirmada pela Frente Parlamentar Brasil-Israel.

Além do prefeito da capital mineira, estão na comitiva o secretário municipal de Segurança Pública de Belo Horizonte, Márcio Lobato, o prefeito de João Pessoa (PB), Cícero Lucena (PP), e a vice-prefeita de Divinópolis (MG), Janete Aparecida (Avante).

A operação de resgate começou às 13h no horário de Israel (7h no Brasil). Foram resgatadas 12 pessoas que “se dispuseram a correr o risco da travessia”.

Em nota, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) havia informado que a comitiva “ultrapassou por ônibus a fronteira da Jordânia e estava no país em deslocamento a outro ponto onde pegarão avião para retorno ao Brasil”. Detalhes do trajeto não foram divulgados por motivos de segurança.

Mais cedo, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, explicou que, até a noite de domingo (15), o grupo que tentava retornar de Israel junto com Álvaro Damião era formado por 13 pessoas. Porém, um dos passageiros teria desistido em razão do risco de bombardeios no trajeto.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp