Prefeito de BH, Álvaro Damião, retorna ao Brasil após passagem por Israel e Arábia Saudita

prefeito-de-bh2C-alvaro-damiao2C-retorna-ao-brasil-apos-passagem-por-israel-e-arabia-saudita

Álvaro Damião, prefeito de BH, chega à Arábia Saudita após deixar Israel para
voltar ao Brasil, diz assessoria

Antes, prefeito cruzou fronteira com a Jordânia junto de comitiva de políticos
brasileiros que visitava Israel e precisou se refugiar em meio a conflito com
Irã. Grupo deve embarcar em voo de volta na terça-feira.

1 de 1 Álvaro Damião em Israel. — Foto: TV Globo

Álvaro Damião em Israel. — Foto: TV Globo

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), chegou à Arábia Saudita nesta segunda-feira (16) após deixar Israel para retornar ao Brasil. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da prefeitura.

Damião está acompanhado de uma comitiva de políticos brasileiros que foi a Israel para conhecer novas tecnologias para uso na segurança pública. O grupo precisou se abrigar em bunkers após, na última sexta-feira (13), Israel iniciar ataques aéreos ao Irã, que revidou.

Até a noite desta terça-feira, o ministério iraniano falava em 224 mortos em seu território, enquanto o governo israelense, em 22 mortos em Israel. Acompanhe as últimas notícias do conflito em tempo real.

Na noite desta segunda, no horário brasileiro, a assessoria da prefeitura de BH informou que Álvaro Damião dormiria na Arábia Saudita. A previsão é que um voo fretado que deverá pousar em João Pessoa deixe o país do Oriente Médio nesta terça-feira (17). A assessoria informou não haver detalhes sobre o horário de partida do voo ou sobre onde deverá haver conexões.

Antes de chegar à Arábia Saudita, parte da comitiva de autoridades brasileiras cruzou a fronteira de Israel com a Jordânia. A informação tinha sido confirmada pela Frente Parlamentar Brasil-Israel.

Além do prefeito da capital mineira, estão na comitiva o secretário municipal de Segurança Pública de Belo Horizonte, Márcio Lobato, o prefeito de João Pessoa (PB), Cícero Lucena (PP), e a vice-prefeita de Divinópolis (MG), Janete Aparecida (Avante).

A operação de resgate começou às 13h no horário de Israel (7h no Brasil). Foram resgatadas 12 pessoas que “se dispuseram a correr o risco da travessia”.

Em nota, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) havia informado que a comitiva “ultrapassou por ônibus a fronteira da Jordânia e estava no país em deslocamento a outro ponto onde pegarão avião para retorno ao Brasil”. Detalhes do trajeto não foram divulgados por motivos de segurança.

Mais cedo, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, explicou que, até a noite de domingo (15), o grupo que tentava retornar de Israel junto com Álvaro Damião era formado por 13 pessoas. Porém, um dos passageiros teria desistido em razão do risco de bombardeios no trajeto.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp