Press "Enter" to skip to content

Prefeito de Formosa é preso por porte ilegal de arma em aeroporto

Última atualização 03/08/2023 | 08:56

O prefeito de Formosa, Gustavo Marques (Podemos), foi preso na noite da última terça-feira, 1, após tentar embarcar no aeroporto de Fortaleza, com uma pistola calibre 9mm, com quinze balas. Em depoimento à Polícia Federal (PF), ele alegou que estava com a arma porque recebia ameaças de morte

Em nota, a Prefeitura de Formosa informou que “Gustavo Marques possui porte de arma de fogo, concedido pela Polícia Federal, após o cumprimento rigoroso de todos os requisitos legais exigidos, considerando sucessivas ameaças que recebeu, em virtude do exercício de sua função pública.”

“A arma em seu pode, possui certificado de registro de arma de fogo válido, expedido pela Polícia Federal, ou seja, uma arma devidamente legalizada, ficando evidente a boa fé e respeito a legislação por parte do prefeito municipal, razão pela qual todas as medidas estão sendo adotadas para que os fatos sejam devidamente esclarecidos.” Finalizou.

De acordo com o político, ele conseguiu a posse de arma ao longo da pandemia da Covid-19, época em que ele teria sido ameaçado. À corporação, Gustavo informou que tinha outra arma e pensou que a autorização para o porte dela também serviria para a outra que foi apreendida.

A PF divulgou uma nota à imprensa relatando que o prefeito estava tentando embarcar em um voo particular quando foi abordado. Gustavo foi indiciado por crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, cujo a pena de reclusão até seis anos.

As investigações continuam para identificar outras pessoas envolvidas.