Press "Enter" to skip to content

Prefeito de Goiânia pretende intensificar o combate da Covid-19 na capital

Nesta sexta-feira, 18, às 8h, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e equipe vão se reunir com representantes do setor produtivo goiano para discutir formas de combate à pandemia da Covid-19 na capital. Durante reunião extraordinária na manhã de hoje, o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) recomendou que o município siga as ações propostas pelo Estado na nota técnica publicada em 16 de fevereiro. A taxa de ocupação de UTIs Covid no município está em 67%.

Em Goiânia, até o momento 69.061 doses já foram aplicadas entre profissionais de saúde e idosos de três grupos específicos. Estão sendo vacinados idosos acamados com idade a partir de 60 anos, pessoas de 84 anos ou mais, assim como a aplicação a segunda dose da vacina Coronavac nos profissionais da saúde e idosos institucionalizados

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já havia informado que está sendo intensificado a fiscalização, posicionando profissionais da própria Pasta para supervisionar a aplicação do imunizante, assim como os cuidados relativos ao manejo e guarda das doses.

Relembrando que Goiânia acatou a Lei seca que impõe o fechamento de distribuidoras de bebidas às 22 horas, bares e restaurantes às 23 horas. A capital também limita o funcionamento de academias e quadras esportivas a apenas 30% da capacidade. Além disso, foram abertos, neste ano, 46 novos leitos de UTI para atender pacientes de Covid-19.

Além disso, buscando evitar problemas durante a vacinação, um protocolo de segurança adotado pela SMS na vacinação contra a Covid-19 afirma que os enfermeiros e técnicos de enfermagem devem trabalhar em dupla. Enquanto um profissional mostra a seringa antes e depois da aplicação para o paciente e seu acompanhante, o outro deve acompanhar a vacinação, assegurando que ocorra todos os passos.

A SMS acrescenta que as equipes de aplicação serão sempre supervisionadas por servidores da própria Secretaria. O órgão também é responsável pelo controle do transporte e manejo dos imunizantes, incluindo a conservação na temperatura adequada, higienização dos aplicadores e pacientes, assim como a distribuição dos imunizantes entre os locais de vacinação.

A SMS afirma que o caso que aconteceu hoje, 18, e na última semana são pontuais e nenhum deles envolve servidoras da Pasta. A Secretária estimula ainda que seja filmada a vacinação, objetivando oferecer maior transparência e tranquilidade à população.

Foto: Reprodução