A Polícia Federal deflagrou uma operação na cidade de Nilópolis, na Baixada Fluminense, com o prefeito Abraão David Neto, conhecido como Abraãozinho, como principal alvo. Ele é investigado por um esquema de compra de votos, fraude à cota de gênero, apropriação de recursos destinados ao financiamento eleitoral e lavagem de dinheiro durante as eleições municipais de 2024.
Abraãozinho, reeleito com 56,74% dos votos, é sobrinho do bicheiro Anísio Abraão David, patrono da escola de samba Beija-Flor. A investigação, iniciada em outubro do ano passado, revelou um complexo esquema de corrupção eleitoral que envolvia candidaturas laranjas e uma rede de apoio que se estendia a servidores públicos e políticos locais.
Na primeira parte da operação, a PF apreendeu R$ 63.044,00 em espécie, um carro adesivado com propaganda do candidato e uma pistola com dois carregadores. Além disso, os policiais encontraram uma lista com nomes de eleitores que supostamente receberiam dinheiro para “vender” seus votos.
A ação policial desta quinta-feira incluiu dois mandados de busca e apreensão, um dos quais na residência de Abraãozinho. O prefeito responde por corrupção e formação de quadrilha armada. A operação resultou na prisão de outras 24 pessoas em flagrante.