Prefeito de Pesqueira afastado por 30 dias após operação da Polícia Civil – Pactum Amicis: corrupção e fraude em licitação

prefeito-de-pesqueira-afastado-por-30-dias-apos-operacao-da-policia-civil-pactum-amicis3A-corrupcao-e-fraude-em-licitacao

Prefeito de Pesqueira, Marcos Xukuru, é afastado por 30 dias após operação da Polícia Civil. A investigação teve início em abril de 2022, com o objetivo de identificar e desarticular uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.

O prefeito de Pesqueira, Marcos Xukuru, Agreste de Pernambuco, foi afastado das atividades após a Polícia Civil deflagrar na manhã desta quinta-feira (3), a operação “Pactum Amicis”. A investigação teve início em abril de 2022, com o objetivo de identificar e desarticular uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.

Segundo a Polícia Civil, estão sendo cumpridos um mandado de prisão, quinze mandados de busca e apreensão domiciliar e as medidas cautelares de suspensão do exercício de função pública, sequestro de bens e valores e bloqueio judicial de ativos financeiros, todos expedidos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Pesqueira. A polícia ainda disse que o delegado Jeová Miguel Filho, titular da 3ª Delegacia de Combate à Corrupção de Caruaru (3ª DECCOR), passará outros detalhes sobre o caso durante uma coletiva de imprensa programada para acontecer na sexta-feira (4), no Recife.

A Prefeitura de Pesqueira disse que o “pedido de afastamento do Prefeito Marcos Xukuru se deu por ele ter sido secretário no ano dessa investigação. A nota diz que a defesa reafirma que o Prefeito não tem envolvimento com os fatos apurados e que as acusações são infundadas. As medidas legais cabíveis estão sendo tomadas para reverter o afastamento, que entendemos como mais um ato de perseguição política.

Por fim, a situação do prefeito Marcos Xukuru, afastado temporariamente de suas funções, segue sendo acompanhada de perto pela população e pelas autoridades locais. A transparência e a ética na gestão pública são fundamentais para garantir a confiança da sociedade nas instituições e nos seus representantes. A espera por mais informações e esclarecimentos sobre o desenrolar das investigações se mantém, com a expectativa de que a justiça seja feita e os culpados sejam responsabilizados, caso comprovada a prática dos crimes mencionados.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp