O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), atribuiu nota seis para a saúde da cidade e prometeu ampliar atendimento de consultas especializadas para reduzir fila na rede pública durante uma entrevista ao TEM Notícias 1ª Edição desta terça-feira (28), em resposta ao resultado da pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Diagnóstico Social (Ipeso), em parceria com a TV TEM.
Os moradores responderam à pesquisa do Ipeso sobre quais temas consideram mais importantes para os próximos anos de mandato, entre 2025 e 2028. Os temas vencedores foram: Saúde, Segurança Pública e Segurança e Prevenção de Enchentes.
Durante a entrevista, Manga reconheceu os problemas apontados pela população com relação à saúde pública, setor que recebeu 62% dos votos, mas também destacou que os números de centenas de pacientes esperando por consultas em janeiro do ano passado já não existem mais. No entanto, os atuais números de pacientes em filas de espera para atendimento especializado não foram apresentados à TV TEM até a última atualização desta reportagem.
O prefeito ainda comentou que vai investir em melhorias para o atendimento no setor de especialidades de Sorocaba, por meio da contratação de profissionais, de convênios com clínicas de especialidades e o início da construção do novo hospital municipal. Rodrigo Manga também revelou que em breve haverá a aplicação do sistema de telemedicina na cidade, que deve fornecer cuidados médicos à distância para a população.
Além da saúde pública, o segundo setor mais votado pela população sorocabana foi a segurança pública, com 41% dos votos. Sobre este tópico, Rodrigo Manga declarou que mais 100 guardas municipais foram contratados e já estão em treinamento, sendo que até o fim deste ano, mais 200 profissionais devem integrar a GCM. O plano de governo também promete a inauguração de duas novas bases da guarda municipal em 2025 nos bairros Aparecidinha e Parque São Bento, e a construção de mais três bases nos próximos dois anos.
O terceiro tópico apontado como prioridade, conforme a pesquisa Ipeso/TV TEM, foi o de prevenção a enchentes, com 26% dos votos. Durante a discussão sobre o assunto, o prefeito de Sorocaba prometeu começar este ano um projeto de macrodrenagem pelas ruas do município, a fim de facilitar o escoamento de água nos principais pontos de alagamento. As obras de macrodrenagem, segundo Rodrigo Manga, devem começar até no máximo em novembro deste ano, uma vez que são obras grandes e que vão levar uma média de dois anos para serem concluídas.