Press "Enter" to skip to content

Prefeito e vice reeleitos em São Domingos são acionados por abuso do poder e compra de votos

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) propôs duas ações contra o atual prefeito de São Domingos, Cleiton Gonçalves Martins, reeleito para o cargo nas últimas eleições, e seu vice, Gilvanir Cardoso dos Reis. Na ação de investigação judicial eleitoral (AIJE), a Promotoria de Justiça de São Domingos aponta que Cleiton Martins praticou abuso do poder político, por diversos fatos, entre eles a contratação de aproximadamente 300 pessoas para trabalharem no município, somente neste ano, em descumprimento a uma decisão judicial proferida no início do ano.

O MP apurou, ainda, que Cleiton aproveitou da publicidade institucional para divulgar atos públicos de modo a se autopromover. Como exemplo, é citada a realização de uma carreata com todos os veículos adquiridos durante a gestão 2017-2020 pelas ruas da cidade, exibindo-os à população, segundo informações do MP.

Além disso, dois acionados também teriam comprado uma pesquisa fraudulenta do Instituto Ipop, como apurado na investigação advinda da Operação Leão de Nemeia, e a divulgaram durante a campanha. Esse fato não foi comunicado à Justiça Eleitoral na prestação de contas, o que caracteriza abuso do poder econômico (caixa 2).

Ainda segundo o MP, Cleiton Martins e Gilvanir Cardoso efetuaram a compra de votos por meio de dinheiro, tijolos e até o oferecimento de emprego na prefeitura. Na representação, é destacado que a captação ilícita de apenas um eleitor já é suficiente para atrair as graves consequências legais, como a cassação do diploma e a aplicação de multa.

Desse modo, é pedido que ambos sejam declarados inelegíveis pelo prazo de oito anos subsequentes à eleição de 2020 e a cassação do registro ou do diploma, além da aplicação da multa.