Prefeito eleito de Bela Vista de Goiás apresenta novo secretariado para gestão 2025: conheça os destaques e planos para o desenvolvimento da cidade

Nesta sexta-feira (29), o prefeito eleito Eurípedes do Carmo, juntamente com seu vice Serginho da Granja, apresentou os nomes que irão compor o novo secretariado municipal de Bela Vista de Goiás a partir de 1º de janeiro de 2025. Essa equipe tem o objetivo de trabalhar para o desenvolvimento e melhoria da cidade nos próximos anos.

Dentre os nomes anunciados, destacam-se profissionais com vasta experiência em diversas áreas, como a Secretaria de Assistência e Ação Social, que terá como responsável Saula do Carmo. Saula é formada em Psicologia, Administração Hospitalar e Serviço Social, com um histórico de trabalho em ações sociais na cidade e no Hospital Estadual de Urgências de Goiás (HUGO).

Outro destaque é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que será liderada por Frederico Costa Machado, também conhecido como Fred Branquinho. Com uma carreira política atuante e especialização em Gestão de Pecuárias Leiteiras, Frederico tem como missão fomentar o crescimento econômico do município.

Além disso, a Secretaria de Educação terá Altamiro Gomes Guimarães Neto como secretário, trazendo um perfil técnico e prático para enfrentar os desafios educacionais locais. Altamiro possui formação em Pedagogia, mestrado em Educação e Políticas Educacionais, e vasta experiência como professor e gestor educacional.

Na área da saúde, Lana Diniz Terra de Siqueira assumirá a Secretaria de Saúde, buscando promover projetos e ações que melhorem a qualidade dos serviços prestados à população. Lana é graduada em Odontologia, com especialização em Dentística Restauradora e Endodontia.

Essa nova gestão municipal contará ainda com profissionais em áreas como Cultura e Juventude, Obras, Meio Ambiente, Agricultura, Mulher, Superintendência de Trânsito, entre outras. Todos esses nomes foram escolhidos com base em suas qualificações e experiências para contribuir com o desenvolvimento e bem-estar dos cidadãos de Bela Vista de Goiás.

Portanto, o novo secretariado de Eurípedes do Carmo promete trazer inovação, competência e comprometimento para a administração municipal, visando o progresso e a qualidade de vida dos belavistenses nos próximos anos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ponte TO-MA: Agência irá avaliar qualidade da água de rio após queda de ponte

A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou nesta terça-feira, 24, que está avaliando a qualidade da água no Rio Tocantins, na área onde desabou a ponte Juscelino Kubitschek, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Essa medida se justifica devido à informação de que alguns dos caminhões que caíram no rio após a queda da ponte carregavam pesticidas e outros compostos químicos.

O foco das análises está no abastecimento de água a jusante (rio abaixo) a partir do local do acidente. A ANA, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão, vai determinar os parâmetros básicos de qualidade da água e coletar amostras para as análises ambulatoriais. O objetivo é detectar os principais princípios ativos dos pesticidas potencialmente lançados na coluna d’água do rio Tocantins.

As notas fiscais dos caminhões envolvidos no desabamento apontam quantidades consideráveis de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico na carga dos veículos acidentados. No entanto, ainda não há informações sobre o rompimento efetivo das embalagens, que, em função do acondicionamento da carga, podem ter permanecido intactas.

Devido à natureza tóxica das cargas, no domingo e segunda-feira, 23, não foi possível recorrer ao trabalho dos mergulhadores para as buscas submersas no rio. O Corpo de Bombeiros do Maranhão confirmou nesta terça-feira, 24, a morte de quatro pessoas (três mulheres e um homem) e o desaparecimento, até o momento, de 13 pessoas.

Sala de crise

Na quinta-feira, 26, está prevista a reunião da sala de crise para acompanhamento dos impactos sobre os usos múltiplos da água decorrentes do desabamento da ponte sobre o rio Tocantins. Além da própria ANA, outros órgãos participam da sala de crise, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério da Saúde.

O Dnit está com técnicos no local avaliando a situação para descobrir as possíveis causas do acidente. Segundo o órgão, o desabamento foi resultado porque o vão central da ponte cedeu.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp