Prefeito eleito em São José da Varginha tem recurso negado pelo TSE e segue sem poder assumir o cargo: Entenda o caso de Netinho (PP)

Prefeito eleito em São José da Varginha tem recurso negado pelo TSE e segue sem poder assumir o cargo

Netinho (PP) tem condenação por tráfico de drogas, por isso é considerado inelegível, e concorreu às eleições de 2024 com o registro indeferido. O caso foi avaliado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve o indeferimento, entretanto, a defesa apresentou um novo recurso.

José Alves de Carvalho Neto, mais conhecido como Netinho, foi eleito em 2024 com 1.565 votos, mas estava com o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), devido a uma condenação por tráfico de drogas em 2017, o que o tornou inelegível por oito anos.

O TRE-MG informou ao Diário do Estado que o registro de candidatura de Netinho foi analisado tanto na primeira instância (202ª ZE) quanto na 2ª instância (TRE-MG), e permaneceu indeferido. Portanto, o político recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral.

O relator do processo no TSE, o ministro Antônio Carlos Ferreira, negou o recurso, pois entendeu que a inelegibilidade de Netinho é incontestável e que a decisão do TRE-MG está de acordo com a jurisprudência do TSE. Até o momento, não houve contato da defesa de Netinho com o Diário do Estado.

Por decisão do TRE-MG, o presidente da Câmara Municipal, vereador Sirley Leite (PP), foi quem assumiu interinamente o comando da Prefeitura, até que haja uma decisão definitiva sobre o processo de registro de candidatura de Netinho. Caso o indeferimento da candidatura seja confirmado, a cidade passará por novas eleições.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp