Prefeito eleito no RS é condenado a pagar R$ 106 mil por divulgar pesquisa falsa

O prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), foi condenado a pagar R$ 106 mil por divulgar, nas redes sociais, uma pesquisa falsa na véspera da votação do segundo turno, que apontava a sua vitória. A decisão foi tomada pela juíza eleitoral da 158ª zona, Gladis de Fátima Canelles Piccini, e atendeu pedido da adversária de Melo, Manuela D’Ávila (PCdoB). A medida ainda cabe recurso.

Na decisão, a magistrada observou que “além de ter ficado provada” a divulgação da pesquisa falsa, esta “não foi contestada”. A defesa de Melo argumentou que a pesquisa chegou a ser divulgada pela Band do Rio Grande do Sul, mas a juíza entendeu que isso não poderia ser usado como argumento para anular a condenação.

A juíza salientou, também, que o candidato eleito e o grupo Bandeirantes devem ser investigados pela Polícia Federal. A assessoria de Melo informou que “está recorrendo” da condenação e “que tão logo teve ciência de que a pesquisa poderia ser falsa, determinou a sua retirada das redes da campanha”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governador do Tocantins afirma que prefeita eleita “dá um caldo” 

Mauro Carlesse, governador do Tocantins é afastado do cargo por suspeita de corrupção.

Durante a cerimônia de posse da prefeita de Gurupi, no estado do Tocantins, na última sexta-feira, 1, o governador do estado, Mauro Carlesse (DEM), disse que ela “dá um caldo”. A frase foi dita em um palanque, em um evento com cerca de 800 pessoas, e diz respeito à aparência física da prefeita Josi Nunes (Pros). 

“A Josi dá um caldo, gente! Vocês não sabem”, disse Carlesse, ao microfone, enquanto olhava para a prefeita. A plateia e o governador riram. Jozi usava máscara, então não é possível dizer qual foi sua reação.  

Além dela, os 15 vereadores da cidade foram empossados. O evento foi realizado em uma casa de eventos da cidade e, segundo o governo do Tocantins, seguiu “todos os protocolos de segurança”.  

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp