Prefeito reeleito de SP mantém tarifa de ônibus congelada

Na última cerimônia de diplomação, Ricardo Nunes, prefeito reeleito de São Paulo pelo MDB, enfatizou a dificuldade de manter a tarifa DE ônibus congelada em R$ 4,40 desde janeiro de 2020. O atual administrador municipal apontou que um possível aumento será abaixo da inflação do período, que acumulou 32,77% segundo dados do IBGE. A questão da tarifa tem sido um tema recorrente na gestão, e Nunes já indicou que o reajuste será calculado levando em consideração a inflação acumulada nos últimos quatro anos.

Durante o evento de diplomação dos eleitos, Nunes e seu vice, coronel Mello Araújo, foram confirmados em seus cargos, juntamente com os 55 vereadores eleitos. O prefeito também aproveitou a oportunidade para falar sobre a composição do seu secretariado para o próximo mandato. Luiz Carlos Zamarco continuará à frente da Saúde, enquanto outras mudanças já anunciadas incluem Fabrício Cobra Arbex na Secretaria das Subprefeituras e Luciana Nardis assumindo a Procuradoria-Geral do Município.

O quadro político da Câmara Municipal de São Paulo também passará por mudanças significativas, com uma renovação de 36% dos assentos. Entre os vereadores eleitos, destacam-se cinco estreantes, incluindo o influencer Lucas Pavanato e Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni. O PT manterá a maior bancada, com oito cadeiras, mas a oposição terá representatividade significativa com partidos como MDB, PL e União Brasil, que terão sete cadeiras cada.

Diante da pressão por um possível aumento na tarifa do transporte público, Nunes reiterou o compromisso de manter o reajuste abaixo da inflação acumulada. O prefeito enfatizou que a equipe está considerando diferentes cenários, visando não onerar excessivamente os usuários. Além disso, a estratégia para definir os secretários e a composição da Câmara reflete a dinâmica política local, com movimentações que visam garantir a representatividade de diferentes setores da sociedade.

A diplomação dos eleitos foi marcada pela presença de autoridades eleitorais, como o presidente do TRE-SP e o governador Tarcísio de Freitas, além de secretários municipais e estaduais. Apesar de algumas ausências entre os vereadores eleitos, a solenidade foi simbólica e não acarretará consequências para os faltantes. No entanto, o evento representa a última etapa do processo eleitoral, antes da posse dos 57 eleitos que ocorrerá no dia 1º de janeiro na Câmara Municipal, dando início a uma nova gestão na capital paulista.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mulher morre em acidente na véspera de Natal em frente a pizzaria em Ribeirão Preto

Mulher morre na véspera de Natal em SP após ser atropelada por caminhonete na porta de pizzaria

Josiane Cajuela, de 46 anos, estava com grupo que foi surpreendido por veículo no bairro Adelino Simioni, em Ribeirão Preto (SP). O motorista DE fugiu do local, segundo a PM.

Josiane Cajuela, de 46 anos, morreu após ser atropelada por caminhonete em frente a pizzaria em Ribeirão Preto — Foto: Reprodução/Facebook

Uma auxiliar de serviços, que estava com o grupo atropelado por uma caminhonete em frente a uma pizzaria em Ribeirão Preto (SP), no começo desta semana, morreu na véspera de Natal.

De acordo com informações registradas em boletim de ocorrência, Josiane Cajuela, de 46 anos, chegou a ficar internada por dois dias na Santa Casa, onde passou por procedimentos, mas não resistiu aos ferimentos e traumas sofridos, e teve a morte confirmada na terça-feira (24).

Caminhonete atropela grupo na porta de pizzaria em Ribeirão Preto, SP

O atropelamento aconteceu na Avenida Magid Simão Trad, próximo à Rua Francisco Aziani, no bairro Adelino Simioni, no dia 23, por volta de 0h15 (assista ao vídeo acima).

Imagens de uma câmera de segurança mostram uma movimentação de pessoas, inclusive com motoristas e motociclistas diminuindo a velocidade em função da circulação de pedestres.

De repente, a caminhonete virou bruscamente na direção do grupo, bateu em dois automóveis estacionados, atingiu quatro pessoas e uma moto. Uma mulher chegou a ser lançada para o alto com o impacto. O veículo só parou ao subir na calçada.

Josiane Cajuela, de 46 anos, morreu na véspera de Natal depois de ser atropelada por caminhonete em frente a pizzaria em Ribeirão Preto (SP). — Foto: Reprodução/ Facebook

Em seguida, as imagens mostram que uma multidão correu para ver se havia vítimas presas embaixo da caminhonete, enquanto duas mulheres desceram do veículo, aparentemente dos bancos de passageiros. Não foi possível identificar o condutor.

Além de Josiane, que foi levada inicialmente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona norte, um gerente de 37 anos ficou ferido. Outros dois homens atingidos não tiveram ferimentos. Imagens feitas após o acidente mostram os danos causados aos veículos. Um deles pertence a uma empresa de aluguel de automóveis.

Segundo a PM, a pessoa que atropelou o grupo fugiu do local após o acidente e a caminhonete, com placas de Califórnia (PR), foi abandonada e precisou ser guinchada e levada ao pátio da RP Mobi, empresa responsável pelo tráfego na cidade.

Após a comunicação da morte de Josiane, o caso foi registrado na Polícia Civil como homicídio culposo na direção de veículo e fuga do local de acidente.

Caminhonete atropelou grupo na porta de pizzaria no bairro Adelino Simioni, zona Norte de Ribeirão Preto, SP — Foto: Reprodução/Câmeras de Segurança

Veja mais notícias da região no DE Ribeirão Preto e Franca.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp