Press "Enter" to skip to content

Prefeito Rogério anuncia 800 novas vagas e entrega revitalização de Cmai na abertura do 2º semestre letivo

Última atualização 03/08/2023 | 14:42

O segundo semestre letivo teve início nesta quinta-feira, 03, para mais de 110 mil estudantes matriculados nas unidades de ensino da Prefeitura de Goiânia. O evento, que marcou o retorno das atividades, contou com a presença do prefeito Rogério Cruz e ocorreu no Centro Municipal de Apoio à Inclusão (Cmai) Brasil di Ramos Caiado, situado no Setor Norte Ferroviário. A unidade, que é referência em atendimento educacional especializado, foi completamente revitalizada para fortalecer a política de inclusão do município.

Além do Cmai, outras 376 instituições abriram as portas para receber as crianças e os estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Goiânia. “Preparamos as nossas unidades para receber as crianças e os estudantes para mais um período de muito aprendizado. A volta às aulas na Capital está sendo marcada por acolhimento, avanços pedagógicos e melhoria na infraestrutura das unidades”, destacou Rogério Cruz, ao anunciar que a gestão municipal garantiu a abertura de 800 vagas neste início de semestre.

O calendário escolar deste período letivo prevê 89 dias de atividades, com previsão de encerramento no dia 18 de dezembro. O planejamento para o semestre, segundo o secretário de Educação, Rodrigo Caldas, inclui a inauguração de novas unidades, melhoria da proposta pedagógica, conclusão de obras e a ampliação de vagas. “O município continuará investindo na reforma e entrega de unidades, na formação dos profissionais e na recuperação das aprendizagens para elevar a qualidade da educação”, disse.

Entre as obras da Educação em andamento, estão a conclusão do Cmei Santa Helena, paralisadas em 2019 e retomadas pela gestão do prefeito Rogério Cruz, e a reforma dos Cmeis Faiçalville, Jardim Presidente, João Paulo I, Matheus Barcelos, Raimundo Lisboa, Vila Redenção, Clemente Raimundo Sauthier, Solange Park II, Corae, dentre outros.

Acolhimento

Enquanto os estudantes eram recepcionados no Cmai Brasil di Ramos Caiado, pais e responsáveis evidenciaram a importância do acolhimento na volta às aulas. Leandra Silva Caetano, mãe de uma criança de 6 anos diagnosticada com autismo e que é atendida na unidade no contraturno escolar, celebrou a reforma da instituição. “As crianças ficaram encantadas com o novo visual da unidade. O local está mais bonito, colorido e mais confortável. Um ambiente assim, com certeza, influencia na aprendizagem dos nossos filhos”, afirmou.

Na unidade, a Prefeitura de Goiânia realizou uma série de serviços, incluindo a pintura do prédio e a revisão do sistema elétrico. As melhorias incluem trocas de janelas antigas por janelas de blindex, instalação de novas luminárias de LED nas salas de atendimento especializado e ares-condicionados, troca de piso da recepção. As obras vão beneficiar diretamente 250 crianças matriculadas no centro de inclusão e foram executadas por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

A diretora da instituição, Simony Jacob, reforçou que a atual administração investe na modernização das instalações, contribuindo com a garantia de ambientes de aprendizado acolhedores e inspiradores. “A nossa estrutura era antiga e isso não favorecia no processo de ensino-aprendizagem. Agora isso mudou e temos ambientes climatizados, iluminação adequada, ambientes que acolhem e ajudam no desenvolvimento integral de cada estudante”, ressaltou.

Avanços pedagógicos


Durante o evento de volta às aulas, o prefeito Rogério Cruz reafirmou que a expectativa para os próximos meses é ampliar o processo de aprendizagem e manter o salto de qualidade no ensino registrado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2022, principal indicador que avalia a qualidade da educação no País.

“No ano anterior, Goiânia saltou de 10° para 4º lugar no Ideb entre as capitais. Diante desse número, o nosso objetivo é continuar avançando para garantir a recomposição e recuperação das aprendizagens”, disse. “Para isso, vamos seguir o compromisso de garantir investimentos recordes para a educação, um dos caminhos para construir uma cidade com mais justiça social e oportunidades”, acrescentou.

Para cumprir com esses compromissos, as equipes da SME acompanham e orientam o planejamento pedagógico e vão desenvolver, ao longo do semestre, projetos de recomposição das aprendizagens Aprender Sempre, Maratona do Conhecimento e outras atividades que vão beneficiar 172 escolas, incluindo 43 instituições de tempo integral, 197 unidades de educação infantil e cinco unidades com Atendimento Educacional Especializado.

As diretrizes foram reforçadas ao longo do evento, que contou com a presença do secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira, e dos vereadores Wellington Bessa, Sabrina Garcez, Willian Veloso e Dr. Gian, além de auxiliares da administração e profissionais de educação de todas as Coordenadorias Regionais de Educação.