Prefeito Rogério defende importância da atenção primária durante a Saúde Mais Perto de Você

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, destacou a importância da atenção primária à saúde e a realização de exames preventivos durante a abertura da 17ª edição do programa Saúde Mais Perto de Você na manhã deste sábado, 26, na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardins Cerrado VI. A unidade é a 23ª a passar por revitalização, recebendo reparos no telhado, manutenção das redes elétrica e hidrosanitária, troca de lâmpadas, luminárias e pintura.

“Esse programa nasceu para trazer a saúde para mais próximo da população. Nós sabemos que muitas vezes com a correria do cotidiano a saúde pode ficar negligenciada. Então, desde o fim da pandemia, implantamos esse projeto para que o cidadão possa em um sábado vir com toda a família buscar atendimento, realizar ou agendar um exame. Cuidar do nosso bem mais precioso que é a saúde”, afirmou Rogério Cruz.

O programa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi lançado em fevereiro e desde então já realizou 17.038 atendimentos. Os moradores da região do Jardins do Cerrado VI puderam realizar inúmeros serviços, como teste rápido para Sífilis, HIV e Hepatite, consultas médicas, ultrassonografias, consulta oftalmológica, eletrocardiograma, prevenção de câncer de colo de útero e câncer bucal, solicitação de mamografia, vacinas e práticas integrativas. Os serviços que fazem parte da rotina de atendimento da unidade também estiveram à disposição da população.

O titular da SMS, Durval Pedroso, ressaltou que a iniciativa foi pensada para atender a preocupação do prefeito Rogério com a atenção primária. O secretário explica que aos finais de semana as unidades usualmente estão fechadas, mas que com o programa a população tem acesso a toda gama de serviços prestados em um dia alternativo.

“O prefeito Rogério sempre tem destacado a importância que é dada aos cuidados, da prevenção, para evitar que doenças crônicas possam se agravar e levar essas pessoas até tratamentos mais complexos”, disse o secretário.

Vanessa Vieira de Souza, confeiteira, moradora do Jardins do Cerrado 1 há 14 anos, procurou a unidade para realizar um exame oftalmológico. Ela comemorou a realização do programa e a agilidade do atendimento. “Eu estava aguardando encaminhamento. A Secretaria de Saúde entrou em contato e pediu para eu vir. Achei muito bom, porque estava precisando trocar os óculos. Foi muito acessível e rápido”, disse.

Reforma

A Unidade de Saúde da Família (USF) Jardins Cerrado VI é a 23ª a passar por revitalização na gestão do prefeito Rogério. A estrutura recebeu reparos no telhado, manutenção das redes elétrica e hidrosanitária, troca de lâmpadas, luminárias e pintura. Segundo o secretário Durval Pedroso, outras 21 obras estão em andamento.

A coordenadora da unidade, Josina Soares, explica que foi feita uma reforma geral na unidade. De acordo com a profissional, as alterações ocorreram em toda a estrutura. “Foi feito tudo, do esgoto ao teto. Eu parabenizo a gestão do prefeito Rogério. Trocou o telhado, porta, janela, regulou as portas de vidro, colocou insulfilm, instalação elétrica, foi uma reforma geral”, resumiu.

Balanço

Desde o lançamento oficial do Programa Saúde Mais Perto de Você, em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Goiânia já realizou 17.038 atendimentos. Dentre eles estão: 5.832 consultas e exames oftalmológicos, aplicação de 3.182 doses de vacinas, 2.421 ultrassonografias, 1.589 consultas médicas, 926 procedimentos de práticas integrativas e complementares em saúde, dentre elas a auriculoterapia.

Nas 13 primeiras edições, também foram realizados 739 eletrocardiogramas, 710 aferições de glicemia e pressão arterial, 363 testes de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), 389 coletas para exames de prevenção de câncer de colo de útero, 334 solicitações de mamografias, 286 exames de prevenção de Câncer Bucal e 177 exames de Doppler.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hugo destaca avanço em cirurgias endoscópicas com melhorias e investimentos

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do governo do Estado gerida pelo Hospital Israelita Albert Einstein desde junho deste ano, realizou no final de novembro sua primeira cirurgia endoscópica da coluna vertebral. Essa técnica, agora prioritariamente utilizada nos atendimentos de urgência e emergência, é minimamente invasiva e representa um avanço significativo no tratamento de doenças da coluna vertebral, proporcionando uma recuperação mais rápida e menores riscos de complicações pós-cirúrgicas.

Segundo o coordenador da ortopedia do Hugo, Henrique do Carmo, a realização dessa técnica cirúrgica, frequentemente indicada para casos de hérnia de disco aguda, envolve o uso de um endoscópio. Este equipamento, um tubo fino equipado com uma câmera de alta definição e luz LED, transmite imagens em tempo real para um monitor, iluminando a área cirúrgica para melhor visualização. O tubo guia o endoscópio até a área-alvo, permitindo uma visão clara e detalhada das estruturas da coluna, como discos intervertebrais, ligamentos e nervos.

“Quando iniciamos a gestão da unidade, uma das preocupações da equipe de ortopedia, que é uma especialidade estratégica para nós, foi mapear e viabilizar procedimentos eficazes já realizados em outras unidades geridas pelo Einstein, para garantir um cuidado mais seguro e efetivo dos pacientes”, destaca a diretora médica do hospital, Fabiana Rolla. Essa adoção da técnica endoscópica é um exemplo desse esforço contínuo.

Seis meses de Gestão Einstein

Neste mês, o Hugo completa seis meses sob a gestão do Hospital Israelita Albert Einstein. Nesse período, a unidade passou por importantes adaptações que visam um atendimento mais seguro e de qualidade para os pacientes. Foram realizados 6,3 mil atendimentos no pronto-socorro, mais de 6 mil internações, mais de 2,5 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 900 atendimentos a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A unidade passou por adequações de infraestrutura, incluindo a reforma do centro cirúrgico com adaptações para mitigar o risco de contaminações, aquisição de novas macas, implantação de novos fluxos para um atendimento mais ágil na emergência, e a reforma da Central de Material e Esterilização (CME) para aprimorar o processo de limpeza dos materiais médico-hospitalares.

Hoje, o Hugo também oferece um cuidado mais humanizado, tanto aos pacientes como aos seus familiares. A unidade implementou um núcleo de experiência do paciente, com uma equipe que circula nos leitos para entender necessidades, esclarecer dúvidas, entre outras atividades. Além disso, houve mudança no fluxo de visitas, que agora podem ocorrer diariamente, com duração de 1 hora, em vez de a cada três dias com duração de 30 minutos.

Outra iniciativa realizada em prol dos pacientes foi a organização de mutirões de cirurgias, visando reduzir a fila represada de pessoas internadas que aguardavam por determinados procedimentos. Essa ação viabilizou a realização de mais de 32 cirurgias ortopédicas de alta complexidade em um período de dois dias, além de 8 cirurgias de fêmur em pacientes idosos. Todos os pacientes beneficiados pelos mutirões já tiveram alta hospitalar.

Plano de investimentos para 2025

Para o próximo ano, além do que está previsto no plano de investimentos de R$ 100 milhões anunciado pelo Governo de Goiás, serão implantadas outras melhorias de fluxos e processos dentro das atividades assistenciais. Isso inclui processos preventivos de formação de lesões por pressão, otimização de planos terapêuticos, cirurgias de emergência mais resolutivas, e outras ações que visam aprimorar o cuidado dos pacientes.

O hospital também receberá novos equipamentos, como o tomógrafo doado pelo Einstein para melhorar o fluxo de pacientes vítimas de trauma e AVC, e um robô de navegação cirúrgica.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp