Prefeito Rogério destaca compromisso do MP-GO com a garantia de justiça e defesa dos direitos dos cidadãos durante posse de Fernando Krebs

O prefeito Rogério Cruz participou, nesta quarta-feira, 31, da cerimônia que marcou a posse do novo procurador de Justiça do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Fernando Krebs. Rogério destacou o compromisso da instituição com a garantia de justiça e com a defesa dos direitos dos cidadãos. O evento foi realizado no auditório da sede do MP-GO, no Jardim Goiás, e contou com a participação de autoridades, integrantes do Ministério Público, representantes de entidades da sociedade civil e convidados.

“O Ministério Público do Estado e Goiás tem uma atuação imprescindível para a garantia dos direitos dos cidadãos e para a promoção de uma sociedade mais justa. Tenho certeza que esta nova etapa da trajetória profissional do doutor Fernando Krebs será marcada pela busca incansável do bem comum e para o fortalecimento do Estado de Goiás”, afirmou o prefeito.

Rogério Cruz ressaltou, também, a importância da união entre os poderes, que devem atuar com “ética, transparência e dedicação ao serviço público”. “Quando as instituições atuam em conjunto, o Estado garante o equilíbrio e a harmonia essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Por isso, vamos seguir, juntos, buscando soluções que levem progresso e justiça social às famílias goianas”, acrescentou.

Em seu discurso de posse, Fernando Krebs reafirmou o compromisso do órgão ministerial com a defesa dos interesses da sociedade goiana e reforçou a importância da convergência de esforços entre os poderes. “Depois de 31 anos, chegamos ao último degrau da carreira no Ministério Público e vamos continuar defendendo a aplicação da lei, sempre em harmonia com as instituições”, disse o novo procurador.

Fortalecimento

Krebs destacou ainda que, recentemente, atuou na defesa da ordem tributária e que a gestão do prefeito Rogério Cruz fortalece o diálogo entre as instituições. “Trabalhei diretamente com a equipe gestora da Secretaria Municipal de Finanças, que está fazendo um excelente trabalho por Goiânia. Com harmonia entre as instituições e, como goianienses que somos, queremos que a nossa cidade continue sempre se desenvolvendo”, pontuou.

O evento contou ainda com a presença do procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres; do secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Pires Alves; do presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Benedito Torres; do ex-governador de Goiás, Irapuã Costa Júnior; além de parlamentares goianos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ponte TO-MA: Agência irá avaliar qualidade da água de rio após queda de ponte

A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou nesta terça-feira, 24, que está avaliando a qualidade da água no Rio Tocantins, na área onde desabou a ponte Juscelino Kubitschek, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Essa medida se justifica devido à informação de que alguns dos caminhões que caíram no rio após a queda da ponte carregavam pesticidas e outros compostos químicos.

O foco das análises está no abastecimento de água a jusante (rio abaixo) a partir do local do acidente. A ANA, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão, vai determinar os parâmetros básicos de qualidade da água e coletar amostras para as análises ambulatoriais. O objetivo é detectar os principais princípios ativos dos pesticidas potencialmente lançados na coluna d’água do rio Tocantins.

As notas fiscais dos caminhões envolvidos no desabamento apontam quantidades consideráveis de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico na carga dos veículos acidentados. No entanto, ainda não há informações sobre o rompimento efetivo das embalagens, que, em função do acondicionamento da carga, podem ter permanecido intactas.

Devido à natureza tóxica das cargas, no domingo e segunda-feira, 23, não foi possível recorrer ao trabalho dos mergulhadores para as buscas submersas no rio. O Corpo de Bombeiros do Maranhão confirmou nesta terça-feira, 24, a morte de quatro pessoas (três mulheres e um homem) e o desaparecimento, até o momento, de 13 pessoas.

Sala de crise

Na quinta-feira, 26, está prevista a reunião da sala de crise para acompanhamento dos impactos sobre os usos múltiplos da água decorrentes do desabamento da ponte sobre o rio Tocantins. Além da própria ANA, outros órgãos participam da sala de crise, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério da Saúde.

O Dnit está com técnicos no local avaliando a situação para descobrir as possíveis causas do acidente. Segundo o órgão, o desabamento foi resultado porque o vão central da ponte cedeu.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp