Press "Enter" to skip to content

Prefeito Rogério destaca trabalho que zerou filas de espera para mamografia

Última atualização 01/10/2023 | 17:09

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, abriu as comemorações dos 90 anos da Capital com a ação “Goiânia Sempre Rosa – Guardando Você do Câncer de Mama”, em alerta à importância da prevenção e conscientização. O evento, realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) na manhã deste domingo, 1º, na Praça Tamandaré, no Setor Oeste, disponibilizou serviços de saúde à população, promoveu caminhada até a Praça do Sol e apresentações culturais.

“Iniciamos a celebração dos 90 anos da nossa Capital com um programa que tem dado muitos resultados. Por meio do Goiânia Sempre Rosa, que iniciamos em 2021, zeramos filas de espera para exame de mamografia e biópsia, preparamos profissionais de saúde para o atendimento e acolhimento correto. Hoje, Goiânia é exemplo em combate ao câncer de mama”, afirmou o prefeito.

Um túnel com 1.520 guarda-chuvas rosa faz alusão ao evento “Goiânia 90 anos Sempre Rosa – Guardando Você do Câncer de Mama”, que alerta sobre a importância da prevenção, no mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. No evento, com início às 8h e encerramento às 12h, a população recebeu atendimentos sobre alimentação saudável, amamentação, prática de atividade física, além de aferição de pressão arterial e glicemia e auriculoterapia.

O projeto Goiânia Sempre Rosa foi idealizado pela primeira-dama Thelma Cruz e a médica mastologista Rosemar Macedo. “Começamos as comemorações dos 90 anos de Goiânia com uma ação importante, para incentivar as mulheres a realizarem o autocuidado e prevenirem o câncer de mama. O nosso programa vai além do mês do Outubro Rosa, nosso trabalho de combate deve ser o ano todo. Essa é mais uma evidência de que a gestão do prefeito Rogério é parceiro das ações de saúde da população”, afirmou a primeira-dama.

A médica idealizadora agradeceu por fazer parte da iniciativa. “Se hoje não temos fila de espera para mamografia e biópsia, é porque a primeira-dama Thelma Cruz e o prefeito Rogério acreditaram em nosso trabalho. Somos prova para todo o Brasil que é possível fazer a diferença no combate ao câncer de mama”, destacou Rosemar Macedo.

O presidente da SBM Goiás, Alexandre Marchiori, agradeceu ao prefeito Rogério e parabenizou a atual gestão por ter conseguido zerar a fila de espera para exame de mamografia e biópsia. “Quero parabenizar o prefeito Rogério e sua gestão, que trabalha para a prevenção do câncer de mama. Essa ação, com o túnel de guarda-chuvas rosa, institui um cartão-postal da Capital, exemplo em combate ao câncer de mama”, afirmou o presidente.

Conquistas na prevenção

A gestão Rogério Cruz comemora as conquistas por meio do Goiânia Sempre Rosa. A partir das ações, foi possível zerar a fila de espera para o exame de mamografia e a biópsia com agulha. Desde o início do projeto, o município já realizou 64.804 mamografias, sendo 60.167 de rastreamento e 4.639 para diagnóstico; além de 1.359 biópsias por agulha.

Um total de 74 médicos; 78 enfermeiros e 820 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram capacitados. O Goiânia Sempre Rosa também ampliou de dois para cinco os locais de realização dos exames.