Press "Enter" to skip to content

Prefeito Rogério lança Esporte nos Bairros 2.0 e amplia locais de práticas gratuitas

Última atualização 07/08/2023 | 15:30

O prefeito Rogério Cruz lançou o programa Esporte nos Bairros 2.0, que amplia de 13 para 26 os locais que oferecem aulas esportivas gratuitas à população de Goiânia. A ação atende crianças, jovens, adultos e idosos, com acompanhamento de professores.

“Agora todas as regiões de Goiânia podem contar com polos do programa Esporte nos Bairros. Temos pessoas de todas as idades que precisam dessa atenção do poder público para poder praticar atividades esportivas. E nós trabalhamos para incentivar o esporte em Goiânia desde o início da nossa gestão, quando criamos a Secretaria Municipal dos Esportes. Hoje podemos ver a prática esportiva em todos os cantos cidade, principalmente nos finais de semana”, afirmou o prefeito durante o lançamento do programa.

O Esporte nos Bairros foi criado em setembro de 2021 pela Prefeitura de Goiânia, quando foi recriada a Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp), e oferece atividades esportivas gratuitas com acompanhamento de professores especializados. As aulas vão desde a iniciação esportiva para crianças e jovens a exercícios de bem-estar para adultos e idosos. Entre as modalidades estão futebol, ginástica funcional, basquete, vôlei de quadra, vôlei de areia, tênis, natação, handebol, treinamento funcional, corrida, caminhada, pilates, zumba, esportes livres, jogos pré-desportivos e paradesporto.

De acordo com o secretário municipal dos Esportes, Danilo Rabelo, com o lançamento da segunda etapa do programa o número de atendimentos pode chegar a 20 mil por mês. “Dobramos o número de atendimentos e já estamos em fase final de estudos para que, junto com o Governo Federal, possamos lançar a edição 3.0 do programa, para ampliar ainda mais a quantidade de polos esportivos. A ideia da gestão Rogério Cruz é que Goiânia inteira respire e transpire esporte”, destacou.

O estudante Ivan Carvalho, 14 anos, faz futebol há um ano no Centro Esportivo Maguito Vilela. Ele relata que não teria condições de praticar o esporte se não fosse o programa. “Assim como eu, várias pessoas viram nesse programa uma grande oportunidade. Eu venho para as aulas sonhando com o futuro, de ser um grande jogador”.

Paradesporto

O programa Esporte nos Bairros também visa incrementar o acesso das pessoas com deficiências à prática esportiva e o paradesporto é uma das modalidades oferecidas, que já atende 140 pessoas. De acordo com Rogério Cruz, a iniciativa colocou Goiânia como referência para o País. “Fico feliz por ter iniciado esse projeto que inclui pessoas que muitas vezes ficam esquecidas. Nós queremos que todas as pessoas sejam respeitadas pelo poder público e a Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria dos Esportes, está nesse caminho”, destacou.

As inscrições para participar das aulas estão abertas e seguem até que sejam preenchidas as vagas ofertadas em cada modalidade. Os candidatos podem realizá-las presencialmente, em cada local.

Também participaram do lançamento do programa Esporte nos Bairros 2.0 os secretários Marcelo Torrubia (SMM), Cida Garcez (Direitos Humanos), Rodrigo Melo (Liquidante da Comdata), além dos vereadores Joãozinho Guimarães, Cabo Senna e Thialu Guiotti. O ex-secretário municipal dos Esportes, Álvaro da Universo, também prestigiou o evento.