Prefeitos goianos se reúnem com bancada do Congresso

Gestores municipais cobram aprovação de 07 projetos em tramitação

Cerca de 150 prefeitos participaram nesta manhã (13) de uma manifestação na Assembleia Legislativa de Goiás com o objetivo de cobrar junto à bancada federal goiana apoio na aprovação de matérias de interesse dos municípios em tramitação no Congresso Nacional.

Vários deputados federais e senadores também participam da mobilização. O evento é organizado pela Associação Goiana de Municípios (AGM) juntamente com a Federação Goiana de Municípios (FGM). Atualmente, há sete matérias de interesse das prefeituras goianas em tramitação, sendo cinco na Câmara dos Deputados e duas no Senado Federal.

O presidente da AGM, Paulo Rezende, ressaltou que o ato na Assembleia é uma preparação para a ida à Brasília no próximo dia 22, com objetivo de reivindicar agilidade na aprovação de projetos que sejam de interesse dos municípios.

Projetos de interesse

Entre as propostas na Câmara, está a que institui o novo regime especial de pagamento de precatórios, e sobre a prorrogação do prazo para adequação dos rejeitos sólidos. Já no Senado, os prefeitos reivindicam a aprovação do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a atualização monetária dos programas federais.

Outra reivindicação dos prefeitos é a proposta de concessão de Auxílio Financeiro aos Municípios. O repasse emergencial estimado em quatro bilhões traria alívio para as finanças municipais.

Bancada goiana

Como previsto por Paulo Rezende, o ato contou com a presença de parlamentares goianos do Congresso Federal. Compareceram ao evento, os deputados federais Daniel Vilela (PMDB), Pedro Chaves (PMDB), Deputado Waldir (PR), Rubens Otoni (PT), Giuseppe Vecci (PSDB), Marcos Abrão (PPS), Lucas Virgílio (SD) e Jovair Arantes (PTB).

Entre os três senadores por Goiás, compareceram Lúcia Vânia (PSB) e Wilder Morais (PP). O ato não contou com a presença de Ronaldo Caiado (DEM).

Gustavo Motta

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp