Press "Enter" to skip to content

Prefeitos goianos se reúnem com bancada do Congresso

Última atualização 13/11/2017 | 14:30

Gestores municipais cobram aprovação de 07 projetos em tramitação

Cerca de 150 prefeitos participaram nesta manhã (13) de uma manifestação na Assembleia Legislativa de Goiás com o objetivo de cobrar junto à bancada federal goiana apoio na aprovação de matérias de interesse dos municípios em tramitação no Congresso Nacional.

Vários deputados federais e senadores também participam da mobilização. O evento é organizado pela Associação Goiana de Municípios (AGM) juntamente com a Federação Goiana de Municípios (FGM). Atualmente, há sete matérias de interesse das prefeituras goianas em tramitação, sendo cinco na Câmara dos Deputados e duas no Senado Federal.

O presidente da AGM, Paulo Rezende, ressaltou que o ato na Assembleia é uma preparação para a ida à Brasília no próximo dia 22, com objetivo de reivindicar agilidade na aprovação de projetos que sejam de interesse dos municípios.

Projetos de interesse

Entre as propostas na Câmara, está a que institui o novo regime especial de pagamento de precatórios, e sobre a prorrogação do prazo para adequação dos rejeitos sólidos. Já no Senado, os prefeitos reivindicam a aprovação do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a atualização monetária dos programas federais.

Outra reivindicação dos prefeitos é a proposta de concessão de Auxílio Financeiro aos Municípios. O repasse emergencial estimado em quatro bilhões traria alívio para as finanças municipais.

Bancada goiana

Como previsto por Paulo Rezende, o ato contou com a presença de parlamentares goianos do Congresso Federal. Compareceram ao evento, os deputados federais Daniel Vilela (PMDB), Pedro Chaves (PMDB), Deputado Waldir (PR), Rubens Otoni (PT), Giuseppe Vecci (PSDB), Marcos Abrão (PPS), Lucas Virgílio (SD) e Jovair Arantes (PTB).

Entre os três senadores por Goiás, compareceram Lúcia Vânia (PSB) e Wilder Morais (PP). O ato não contou com a presença de Ronaldo Caiado (DEM).

Gustavo Motta