Prefeitos vão discutir gestão dos sistemas de saneamento

A Secretaria do Meio Ambiente (Secima) prepara para o próximo dia 21, às 9 horas, um encontro com os prefeitos dos 21 municípios que têm sistemas autônomos de saneamento básico. O objetivo da reunião é apresentar o Diagnóstico de Saneamento Básico, com os dados do levantamento feito pela Secretaria, debater as dificuldades, os acertos e as possíveis alternativas de gestão a serem empreendidas com o apoio da Secima.

O Diagnóstico sobre o Saneamento Básico dos Sistemas Autônomos, faz parte do Goiás Mais Competitivo, do Governo de Goiás. A Secima integra o programa com o Projeto Conhecer e Agir, com foco no setor de saneamento básico do Estado.

Para levantar dados técnicos, operacionais e financeiros nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos, foram feitas visitas técnicas em todos os 21 municípios com sistemas autônomos.

Embora, pela Política Nacional de Saneamento Básico – Lei 11.445/2007, o município é o ente responsável pela gestão do saneamento básico, mas a Secima teve esta iniciativa para auxiliar os municípios a diagnosticar seus sistemas, sob a liderança dos técnicos.  O encontro será no auditório do 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiãnia.

Fonte: Goiás Agora

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos