Prefeitura de Goiânia alerta para que gestantes e crianças sejam vacinados contra a gripe

A vacina protege contra três tipos de vírus da gripe:  Influenza A, nas variações H1N1,  H3N2, e Influenza B

A vacinação contra a gripe em Goiânia segue até a próxima quarta-feira (30). Segundo dados da prefeitura de Goiânia, até o momento, o grupo das gravidas apresenta cobertura de 65,78%.  Entre o  grupo de mães de recém-nascidos  a taxa é de 79,54% de imunização, enquanto crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos registram 88,80%. No total já foram aplicadas  419.425 doses da vacina na Capital.

O total de cobertura dos grupos de risco é de 92,92%, número apenas 3% abaixo da meta do Ministério da Saúde. “Os números em Goiânia são bons, mas ainda precisamos alcançar uma quantidade maior de crianças, gestantes e mulheres no pós-parto, que estão abaixo de 90% do preconizado”, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria  Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Flúvia Amorim.

Os idosos apresentaram 119,01% de cobertura, em um total de 152.008 doses aplicadas, e 96.657 doentes crônicos foram imunizados. Os trabalhadores da saúde, registraram mais aplicações de doses que o número total de pessoas pertencentes a esse grupo da Capital. O registro de pessoas nesse grupo é de 58.065 pessoas, e o número de aplicações foi de 67.358, o que totalizou 116% de vacinados. Fato que se repetiu entre os professores (108,95%).

A Prefeitura de Goiânia, disponibiliza 56 postos de vacinação em toda a Capital, sendo 10 na região Campinas/Centro e Norte, 1 1 Oeste,  seis região Leste, nove Noroeste e Sudeste e um posto na região Sul.

A prioridade da Campanha deste ano é imunizar as pessoas dos grupos prioritários, entre elas idosos, trabalhadores da saúde, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, mães de recém nascidos, professores, e portadores de doenças crônicas. A vacina protege contra três tipos de vírus da gripe:  Influenza A, nas variações H1N1,  H3N2, e Influenza B.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp