Prefeitura celebra Dia Nacional do Patrimônio Histórico com intervenções musicais

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), celebra nesta quinta-feira (17/08), a partir das 9h30, o Dia Nacional do Patrimônio Histórico com intervenções musicais com grupos da Orquestra Sinfônica de Goiânia em pontos do centro da cidade.

Para começar, às 9h30, tem Quinteto de Metais da Banda Juvenil no relógio da Avenida Goiás; às 10h, Quinteto de Metais da Rede de Núcleos Musicais em frente ao Teatro Goiânia, na Avenida Tocantins; e para encerrar, às 10h30, trio voz, violão e flauta na sacada do Grande Hotel, na Rua 3 esquina com a Avenida Goiás.

A intenção é surpreender as pessoas que passam pelo centro, além de chamar a atenção para a importância dos patrimônios da cidade.

“Infelizmente precisamos de mais conscientização coletiva quanto à preservação dos nossos patrimônios. As pessoas precisam ter mais consciência e cuidar dos bens públicos”, afirma o secretário municipal de Cultura Zander Fábio.

Patrimônio Histórico

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado no dia 17 de agosto, é uma homenagem ao espírito incansável do historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade. A data foi criada em 1998, centenário de nascimento de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e grande defensor do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Nos artigos 215 e 216, a Constituição Nacional reconhece a existência de bens culturais de natureza material e imaterial, além de estabelecer as formas de preservação desse patrimônio: o registro, o inventário e o tombamento.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos