Press "Enter" to skip to content

Prefeitura certifica profissionais de saúde do município por capacitação em Libras

Última atualização 30/05/2023 | 15:32

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), realiza a entrega de certificados de capacitação em Libras para profissionais da área da saúde do município, nesta terça-feira,30, às 16h. O curso foi realizado de fevereiro a maio de 2023, com total de 40 horas de carga horária.

O objetivo é promover acessibilidade e inclusão de pessoas surdas no contexto de atendimento de saúde. Dados do IBGE estimam que, em Goiânia, há cerca de 27 mil pessoas com deficiência auditiva/surdez. Nas aulas, foram apresentados aspectos da cultura surda e sinais em Libras para comunicação básica. O curso certifica que os servidores da saúde estão preparados para compreender as informações que a pessoa surda deseja passar durante as consultas, e, assim, realizar diagnósticos de forma compreensível e efetiva.

“A iniciativa é um passo importante para aprimorar o atendimento ao cidadão por parte dos profissionais de saúde da capital goiana, com inclusão e acessibilidade à comunidade surda. Todos, cada um com sua diversidade, têm direito à comunicação”, destaca a secretária de Direitos Humanos, Cida Garcez.

O curso ocorreu na sala de treinamento da Escola de Governo Darci Accorsi, em parceria com as secretarias de Saúde e Administração do município. A nota de formação incluiu textos escritos, videoaulas e atividades práticas para o acompanhamento dos participantes.

“Com a capacitação, os profissionais de saúde poderão desenvolver melhor o vocabulário durante a recepção da pessoa surda e, na sequência, acionar a central de interpretação, para dar continuidade aos atendimentos médicos e odontológicos”, enfatiza o superintendente de Diálogos Sociais, Josevan Marcelino, que, à época da realização do curso, chefiava a superintendência de Direito à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida.