Press "Enter" to skip to content

Prefeitura constrói rede de drenagem e pavimentação no Parque Oeste Industrial

Última atualização 11/03/2023 | 14:44

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), executa obras de drenagem pluvial e pavimentação asfáltica no Setor Parque Oeste Industrial. As intervenções são fruto de Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a administração municipal e quatro empresas, com o objetivo de promover a recuperação ambiental de uma região de veredas anteriormente degradada.

A Seinfra destaca a importância da parceria e afirma que, por meio dessa cooperação, entregou, em agosto de 2022, o Parque Municipal Buritis Sebastião Júlio Aguiar, na região. As obras em andamento fazem parte da continuidade do projeto que engloba o espaço, onde está sendo construída a rede de drenagem pluvial, com tubulações que variam de 400 a 1.500 milímetros de diâmetro.

O acordo prevê a construção de 720 bocas de lobo e 40 poços de visitas ao longo de 12 quilômetros de galerias pluviais. Serão beneficiadas as ruas das Magnólias, da Ferradura, do Crisântemo, do Gradiolo, dos Junquilhos, do Café, do Sisal, do Verniz, do Cristal, dos Industriais e a Americano do Brasil.

Os trabalhos, iniciados em junho de 2021, já contam com 70% dos serviços concluídos e devem ser finalizados em dezembro deste ano. A região beneficiada integrará ao projeto do Puama, um dos maiores parques lineares do país com cerca de 24 quilômetros de extensão e 132 bairros envolvidos.

O secretário municipal de Infraestrutura, Denes Pereira, explica que a região enfrenta um tráfego intenso de veículos e a falta de escoamento do fluxo pluvial, o que prejudica ainda mais a situação. “O prefeito Rogério Cruz determinou, e nós estamos a trabalhar, uma vez que é uma região cujo adensamento aumenta muito. É uma grande obra que vai pôr um fim nos alagamentos e valorizar ainda mais a região”, afirma.

O secretário esclarece que, logo após a implantação do sistema de drenagem, todas as ruas serão pavimentadas. “O asfalto aqui é bem antigo e já não atende às necessidades de trafegabilidade exigida, por isso, nós vamos refazer, o que vai melhorar significativamente a fluidez dos veículos. Vamos também beneficiar aquelas vias que ainda não são pavimentadas”, esclarece.

Isso vai fechar em 0 segundos