Prefeitura de Aparecida começa a instalar lâmpadas de LED em polos e distritos empresariais

Prefeitura de Aparecida começa a instalar lâmpadas de LED em polos e distritos empresariais

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), está levando a nova iluminação em LED para mais pontos da cidade. O Distrito Agroindustrial de Aparecida (Daiag) já começou a receber as novas lâmpadas, que são mais econômicas e brilhantes. A mudança deve se estender para todos os polos e distritos industriais de Aparecida nas próximas semanas.

O investimento inicial para a troca completa das luminárias é de R$ 240 mil, oriundos do Tesouro Municipal. A mudança uma economia para os cofres públicos na manutenção, ajuda as empresas que atuam no período noturno, além de melhorar a visibilidade para motoristas e trabalhadores.

“Temos o compromisso de trocar todas as lâmpadas de Aparecida para luminárias de LED e estamos cumprindo. Fizemos a mudança nas avenidas de grande circulação da cidade e agora focamos nos polos. Isso é dar mais qualidade de vida e segurança para a nossa população”, destacou o Prefeito Vilmar Mariano.

São mais de 400 lâmpadas novas instaladas em todas as vias do Distrito Agroindustrial. A previsão é que toda a troca seja finalizada em uma semana e com isso, as equipes começam a implantação das luminárias de LED no Distrito Industrial Municipal de Aparecida (Dimag).

A iluminação já está implantada nas principais avenidas de Aparecida, dentre elas a Avenida Independência, Avenida V5 e Avenida Brasil. Agora, a troca das lâmpadas convencionais deve adentrar todas as ruas habitacionais de Aparecida, como explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, Davi Mendanha.

“Nosso objetivo é manter o ritmo de atendimentos aos pedidos de troca e manutenção nos bairros da cidade ao mesmo tempo que avançamos com a iluminação de LED para mais ruas e avenidas”, afirma o secretário.

Além da instalação nos polos, a SDU também mantém o cronograma de troca e revisão da iluminação pública em ruas, praças e espaços sociais de Aparecida. Em 20 dias foram mais de 30 bairros revisados, sete praças e mais de 300 atendimentos feitos pelas equipes da Secretaria. Nesse período também foram instaladas 624 lâmpadas em 17 bairros.

A manutenção também consiste na substituição dos braços sustentadores das lâmpadas, que são mais modernos e maiores, o que contribui para uma melhor cobertura luminosa das vias.

Na Vila Brasília também começou a instalação em ruas habitacionais, acrescentando as avenidas já iluminadas em LED, como a Avenida São Paulo e a Avenida Rudá. Até o momento foram 165 luminárias substituídas, e a previsão é para que todo o serviço seja finalizado em até 30 dias.

Tecnologia em prol do meio ambiente

As lâmpadas de LED são conhecidas por sua eficiência energética, consumindo consideravelmente menos eletricidade do que as lâmpadas convencionais. Essa mudança resultará em uma redução substancial nos custos de energia para o município, possibilitando a alocação de recursos para outras áreas de desenvolvimento.

Além disso, a durabilidade das lâmpadas de LED é muito maior do que a das lâmpadas tradicionais, o que significa menos manutenção e substituição, reduzindo os custos operacionais a longo prazo.

Mas os benefícios não param por aí. As lâmpadas de LED proporcionam uma iluminação mais uniforme e brilhante, melhorando a visibilidade nas ruas e contribuindo para a segurança dos pedestres e motoristas durante a noite.

A troca para lâmpadas de LED também é um importante passo para o meio ambiente. Esse modelo não contém mercúrio nem outros materiais tóxicos, ao contrário das lâmpadas de vapor de sódio, o que as torna uma opção mais ecológica e sustentável.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ganhador da Mega-Sena que morreu foi vítima de parada cardiorrespiratória

Idoso Morre Após Ganhar Loteria: Causas e Repercussões

O idoso de 74 anos, que faleceu após ganhar na Mega-Sena, sofreu uma parada cardiorrespiratória. Esse foi o resultado de um laudo preliminar do caso divulgado nesta sexta-feira, 6, pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Segundo portais de Cuiabá, o idoso ganhou um sorteio da Mega-Sena em novembro. Ele morreu na última segunda-feira, 2, enquanto estava em uma clínica odontológica na capital mato-grossense onde fazia tratamento odontológico. Ele era hipertenso e tinha diabetes.

Em nota, a clínica disse que está acompanhando a situação da família dos pacientes com atenção e oferecendo o suporta necessário. Eles informaram ainda que aguardam a conclusão dos laudos técnicos especializados e acompanham a investigação.

A Polícia Civil do Mato Grosso levanta informações junto à clínica para finalizar a questão sobre qual foi a causa da morte do idoso. Foram recolhidas imagens das câmeras de segurança para análise.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp