Prefeitura de Aparecida de Goiânia realiza 2º Mutirão do Cadastro Único

Com o objetivo de dar orientações, realizar a inclusão no Cadastro Social do Governo Federal, e atualizar os dados de pessoas já inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que estão com informações desatualizadas, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realiza a 2ª edição do programa “Mutirão do Cadastro Único”. A ação acontecerá das 8h às 17h, dos dias 05 a 09 de novembro, sem intervalo de almoço, no salão 2 do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, situado na Rua Gervásio Pinheiro, Residencial Village Garavelo.

De acordo com dados da secretaria, Aparecida possui, atualmente, 34.258 famílias registradas no Cadastro Único e um déficit de aproximadamente 10 mil famílias que precisam ser incluídas. “O primeiro mutirão foi muito importante pois conseguimos diminuir significativamente esse déficit, mais ainda restam muitas pessoas a serem incluídas. Além dessas famílias, cerca de 3.700 deficientes e 2.072 idosos devem ser alcançados por este mutirão para que não percam seus benefícios”, destacou a coordenadora do Cadastro Único de Aparecida, Yohana Oliveira.

Segundo a coordenadora, a principal intenção é cadastrar idosos e deficientes no CadÚnico para garantir a eles o Benefício da Prestação Continuada (BPC). “Antes não era obrigatório estar no CadÚnico para receber o BPC, que é um benefício assistencial de um salário mínimo ao idoso e à pessoa com deficiência. Até o final do ano se o usuário não estiver incluído neste cadastro o benefício poderá ser suspenso pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou também aquele que vai requerer a partir do próximo ano poderá ser impedido de receber”, explicou.

A atualização dos dados é necessária, pois é por meio do CadÚnico que as pessoas podem participar de benefícios e programas do  Governo Federal como Bolsa Família, Programa de Habitação Minha Casa Minha Vida, ID Jovem, Carteira do Idoso, e também adquirir descontos em energia, telefone e isenção na taxa de concurso público e ENEM.

Para a inscrição no Cadastro Único, os interessados devem comparecer ao Centro de Cultura entre os dias 05 e 09 de novembro, segunda a sexta-feira, com documentos pessoais e familiares que residem na mesma casa. Tais como certidão de nascimento ou casamento; RG e CPF; carteira de trabalho, último comprovante de renda (contra-cheque se tiver de carteira assinada ou se for servidor público); título de eleitor; declaração escolar do ano atual dos estudantes da residência; comprovante de endereço em nome de algum membro da família.

 

Serviço

Assunto: Assistência Social realiza 2º Mutirão do Cadastro Único entre os dias 5 e 9 de novembro

Data: 5 a 9 de novembro (segunda à sexta-feira)

Horário: Das 8h às 17h (sem interrupção para almoço)

Local: Centro de Cultura e Lazer José Barroso (sala II) – Rua Gervário Pinheiro, Residencial Village Garavelo, Aparecida de Goiânia – GO.

 

Informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp