Prefeitura de Aparecida lança plataforma para operação de 101 totens de segurança

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Segurança Pública, realiza nesta terça-feira, 13 de agosto, às 9 horas, o lançamento da nova plataforma de segurança que implantou totens de monitoramento em pontos estratégicos do município. O evento será realizado no Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), localizado na praça da Cidade Administrativa Maguito Vilela.

Os 101 totens de segurança foram instalados em pontos de grande circulação de pessoas como parques, praças, prédios públicos, terminais de ônibus dentre outros lugares. A implantação dos equipamentos é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Segurança Pública, Ciência, Tecnologia e Inovação e a Guarda Civil Municipal.

Com quatro metros de altura, os totens de segurança são blindados e formados por um sistema de giroflex, sirene, câmeras que monitoram em 360º de forma simultânea, botão de emergência e comunicador de áudio conectado diretamente ao CIT. Além disso, uma câmera dome permite ao operador do sistema efetuar zoom nas ações de maior interesse para a segurança pública na região, além de uma câmera frontal junto ao botão de emergência que permite ao usuário interagir, em tempo real, com o agente de segurança que está respondendo pelo chamado. O Totem também conta com alarme sonoro, alto-falante de grande alcance e localizador em tempo real.

“Essa ferramenta vai ampliar a segurança nas ruas de Aparecida, principalmente em locais de grande circulação de pessoas. A instalação já foi concluída, então todos os totens já estão operacionais. Tudo isso aliado ao nosso sistema de videomonitoramento e o investimento na nossa Guarda Civil Municipal cria em Aparecida uma ampla rede de proteção para os moradores e empresários da cidade”, afirma o Prefeito Vilmar Mariano.

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Inscrições abertas para Passe Livre Estudantil em Goiás; conheça os prazos e requisitos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), inicia nesta quinta-feira, 26, o período de cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil (PLE) para estudantes da região Metropolitana de Goiânia e Anápolis. Este programa, integrante do Goiás Social, permite o deslocamento gratuito para os estudantes com cadastro regular, oferecendo até 48 viagens por mês.

O PLE foi criado para reduzir a evasão escolar e garantir a mobilidade dos alunos. O benefício é essencial para facilitar o acesso à educação, promovendo a regularidade escolar e melhorando a qualidade de vida dos estudantes.

Como realizar o cadastro

Para dar início ao processo de cadastro ou recadastro, é necessário acessar o site www.juventude.go.gov.br. Os estudantes devem preencher o formulário e anexar os documentos solicitados, incluindo RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de matrícula em ensino regular e foto 3×4. Após a solicitação ser analisada e aprovada, o cartão do novo beneficiário estará disponível para entrega no Vapt Vupt escolhido pelo usuário, em até 10 dias a contar da data de inscrição. A retirada do cartão deverá ser agendada pelo site: www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento.

A cobertura de atendimento abrange várias cidades, incluindo Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Cadastro Presencial em Anápolis

Para estudantes de Anápolis, o cadastro deverá ser realizado presencialmente na sala de atendimento do Passe Livre – Urban, localizada na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes, na rua General Joaquim Inácio, nº 206. É necessário levar cópias do CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3×4. Após a aprovação da solicitação, o cartão poderá ser retirado no prazo de sete dias, a contar da data do pedido formal, na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, na rua Tonico de Pina, no Setor Central.

Os pedidos de inclusão ou renovação do benefício serão aceitos pelo sistema até o dia 4 de abril de 2025. No caso de alguma irregularidade ou pendência documental, o beneficiário terá até o dia 5 de maio de 2025 para apresentar os documentos solicitados.

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