Prefeitura de Aparecida realiza quarto Aulão para o ENEM neste sábado, 28

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Executiva de Juventude e em parceria com o Jubé Preparatório, realiza neste sábado, 28, das 9h às 12h, mais uma edição do Aulão da Juventude ENEM. O “intensivão” será ministrado no espaço da Assembleia de Deus – Campo Pedro Ludovico, que fica na Rua 6A, Quadra 57, Lote 12, no setor Cidade Livre.

As inscrições para o ‘intensivão’ já estão abertas e são limitadas. Os interessados podem se inscrever pelo aplicativo de WhatsApp no número 9-8448-6654, e informar o nome completo. Segundo o secretário executivo da Juventude, Hanleryo Arantes, o aulão gratuito tem como objetivo preparar estudantes para as provas do Ensino Nacional do Ensino Médio, que serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

De acordo com ele, no dia do aulão, professores irão ministrar aula sobre conhecimentos gerais e específicos sobre a história “Israel x Palestina: a origem do conflito”. No intervalo das aulas, serão realizadas apresentações com música ao vivo.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e foi criada em 1998. O Enem é o maior exame vestibular do Brasil e o segundo maior do mundo.

O exame é usado para avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil. Seu resultado serve para acesso dos candidatos ao Ensino Superior em universidades públicas e particulares, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), assim como em algumas universidades no exterior.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp