A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou uma ação de bloqueio vacinal contra a raiva no bairro Funcionários, na Região Centro-Sul da capital mineira, após a identificação de um morcego contaminado. A medida visa evitar que a doença se espalhe entre bichos de estimação. Agentes de combate a endemias foram acionados para vacinar pets dentro das casas, o chamado bloqueio vacinal, num raio de 300 metros do local de contaminação e para orientar moradores. As ações serão finalizadas após a conferência e/ou vacinação de cães e gatos em um raio de 300 metros a partir do local onde o animal foi encontrado.
Desde a última quinta-feira (18), agentes de combate a endemias vacinam cães e gatos dentro das casas e orientam moradores sobre prevenção. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, esse tipo de providência é adotado sempre que há recolhimento de animal com suspeita de contaminação. A área delimitada para o bloqueio é de 300 metros a partir do local onde o morcego foi identificado. No entanto, a vacina contra a raiva está disponível durante todo o ano em seis bairros da capital, e os endereços de vacinação podem ser consultados no site do Executivo do município. A prefeitura reforça que mantém vigilância contínua e realiza a campanha anual de vacinação. Na última campanha, mais de 258 mil cães e gatos foram imunizados.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 19 morcegos testaram positivo para a doença em Belo Horizonte neste ano. Em 2024, foram 28 casos. A Secretaria de Estado de Saúde informou que, até junho de 2025, foram confirmados 89 casos de raiva em Minas Gerais, distribuídos da seguinte forma: 47 bovinos, 11 equinos, 30 morcegos e um ovino. Não houve registro da doença em humanos no período, e todos os mamíferos infectados morreram. Em nota, o governo estadual disse que realiza ações de prevenção, como busca ativa de pessoas sob risco, investigação de casos e capacitação de profissionais de saúde.
Reforçou, ainda, que qualquer suspeita da doença deve ser notificada imediatamente à vigilância epidemiológica municipal. Em casos de acidentes por mordida ou arranhadura, a orientação é lavar o ferimento abundantemente com água e sabão e procurar imediatamente atendimento médico para avaliação da necessidade de profilaxia. Diante do cenário de casos de raiva no estado, é fundamental que os tutores de animais de estimação estejam atentos às campanhas de vacinação e aos cuidados necessários para prevenir a doença. Colabore com as autoridades locais e mantenha os pets protegidos. Proteja a saúde e bem-estar dos animais de estimação, garantindo a imunização necessária para evitar complicações futuras.




