Prefeitura de BH reduz circulação de ônibus até janeiro: entenda as mudanças

Circulação de ônibus em BH será reduzida até o final de janeiro

A Prefeitura de Belo Horizonte vai reduzir em 7% a circulação dos ônibus municipais a partir da próxima quinta-feira (26). Até o final de janeiro, os coletivos vão circular no quadro de horários de férias de verão. Essa medida é válida para as linhas do transporte coletivo municipal convencional e suplementar (amarelinhos). De acordo com a Prefeitura, as informações e orientações estarão disponíveis dentro dos ônibus e das estações, bem como no site da administração municipal.

A redução das viagens é explicada pela tendência de queda na demanda durante os meses finais e iniciais do ano. Em janeiro de 2024, o número total de passageiros foi aproximadamente 8% menor do que o registrado em novembro de 2023. Além disso, a Prefeitura informou que a redução de viagens deste ano será menor do que na temporada anterior, garantindo que a circulação não será reduzida aos sábados.

Linhas que atendem vilas, favelas e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) continuarão com o mesmo quadro de horários nos dias úteis. Em contrapartida, as linhas com maior demanda não terão redução nos horários de pico, também nos dias úteis. Diversas linhas terão sua circulação mantida normalmente, como a 101 (Aglomerado Santa Lúcia / São Pedro), 203 (Morro das Pedras / Ventosa), 740 (Tupi / Mirante) e 9250 (Caetano Furquim / Nova Cintra via Savassi), entre outras.

Por outro lado, as linhas com circulação normal em horários de pico incluem a 5201 (Dona Clara / Buritis), 51 (Estação Pampulha / Centro / Hospitais), 82 (Estação São Gabriel / Savassi via Hospitais) e 30 (Estação Diamante / Centro), garantindo a mobilidade de diversas regiões da cidade nos momentos de maior movimento. Com essas medidas, a Prefeitura de Belo Horizonte busca otimizar a oferta de transporte público de acordo com a demanda e garantir o atendimento adequado à população.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp