Prefeitura de Caldas Novas reforça segurança nas escolas, após ataques

A Prefeitura de Caldas Novas criou uma força-tarefa para reforçar a segurança nas escolas, após a série de ataques em todo Brasil. Integrantes do poder executivo, através da Superintendência de Mobilidade Urbana e Secretaria de Educação, das polícias Civil e Militar, se reuniram nesta terça-feira feira, 11, para debater o assunto.

O prefeito Kleber Marra explicou que diante dos últimos acontecimentos trágicos ocorridos, a gestão está atenta aos cuidados de segurança de todas as unidades escolares do município, seja ela municipal, estadual e particular. “Nos reunimos para que juntos e de maneira integrada, possamos criar mecanismos para aumentar a segurança das nossas crianças, pais e profissionais em todas as unidades escolares”, explicou.

Ainda de acordo com ele, as equipes da SMM já estão nas ruas da cidade, nas portas das unidades escolares juntamente com a tropa da Policia Militar, para garantir a segurança e manter a ordem.

“Além disso, estamos em tratativas avançadas com as forças de segurança da nossa cidade para que juntos, possamos ministrar um curso de autodefesa e segurança, que será ofertado de maneira gratuita aos profissionais da educação municipal, estadual e particular”, disse.

O prefeito de pediu ainda atenção aos pais. “Peço que façam uma varredura geral nos aparelhos celulares e computadores, e que acima de tudo, conversem com os seus filhos. O assunto é grave, e como falamos, brincadeiras de mau gosto não serão admitidas e terão a punição necessária ao rigor da lei”, concluiu.

Goiás

O governador Ronaldo Caiado comanda, na tarde desta terça-feira, 11, reunião com representantes de diversos órgãos e unidades do Estado para tratar dos últimos episódios de ataque e ameaças a escolas, bem como de protocolos de segurança, nas unidades de ensino em Goiás.

Entre os participantes, estarão o vice-governador Daniel Vilela; a secretária da Educação, Fátima Gavioli; o secretário de Segurança Pública, Renato Brum; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Flávio de Castro; e representantes do Tribunal de Justiça e Ministério Público.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp