Prefeitura de Campinas anuncia novo piscinão subterrâneo na região central com capacidade para 75 milhões de litros

Campinas terá um novo piscinão com capacidade para 75 milhões de litros de água, que será construído na região da Avenida Orosimbo Maia, no Centro da cidade. A estrutura faz parte do plano antienchente lançado pela prefeitura, com o intuito de reduzir o impacto das enchentes na região central. A previsão é que as obras tenham início em março de 2025 e durem cerca de dois anos, com a expectativa de conclusão até 2027.

Esse novo piscinão será o segundo do projeto, sendo que o primeiro já está em construção no Jardim Paranapanema. A ideia é que essas estruturas ajudem a conter as cheias em áreas como a Avenida Princesa D’Oeste. O piscinão na região da Orosimbo será subterrâneo, localizado entre o Mercado Municipal e a Avenida Senador Saraiva, próximo ao córrego Serafim que é responsável pelas inundações na região central.

Com um investimento estimado em R$ 132 milhões, a obra será custeada com recursos provenientes de empréstimos concedidos ao município pelo BNDES. O projeto prevê a construção de um piscinão subterrâneo de 22 metros de profundidade, galerias para o escoamento da água da chuva de diversas ruas do bairro Botafogo e uma galeria subterrânea para direcionar a água do Córrego Serafim até o piscinão.

O Secretário Municipal de Infraestrutura, Carlos Barreiro, em entrevista ao DE, explicou que a macrodrenagem da região será significativamente melhorada com a construção desse novo piscinão, reduzindo em até 70% as enchentes na região da Avenida Orosimbo Maia. A previsão é que o início das obras aconteça em março de 2025, com duração prevista de dois anos.

Além disso, a Prefeitura de Campinas já iniciou as obras do primeiro mega piscinão na região do Jardim Proença, com o objetivo de resolver os alagamentos recorrentes nas avenidas Princesa d’Oeste e Norte Sul. Essa primeira etapa do plano tem um custo estimado em R$ 205 milhões e prazo de 24 meses para conclusão. A obra está sendo executada pelo Consórcio JDPF, que ofereceu um desconto sobre o orçamento e venceu a licitação.

Com essas iniciativas, a expectativa é que Campinas esteja mais preparada para lidar com as chuvas intensas e as enchentes que costumam afetar a região central da cidade. O investimento em infraestrutura de drenagem e contenção de água é fundamental para garantir a segurança e a qualidade de vida dos moradores, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Indivíduo é detido por agredir companheira grávida em Salto (SP): importância de denunciar e combater a violência doméstica

Um indivíduo foi detido suspeito de ter agredido a sua companheira, uma mulher de 36 anos grávida de oito meses, em Salto (SP), na manhã desta quarta-feira (25). Além disso, foram apreendidas porções de substâncias controladas que estavam em posse do suspeito. A violência doméstica ocorreu no bairro Parque Residencial Rondon e foi reportada à Guarda Civil Municipal (GCM) pela vítima.

De acordo com informações da Polícia Civil, ao chegarem ao local, os agentes encontraram o suspeito em um estado alterado, possivelmente sob a influência de entorpecentes. Surpreendentemente, a mulher que havia solicitado a suspensão da ordem de restrição que possuía contra o parceiro voltou a morar com ele há aproximadamente três meses. Esse comportamento tem sido observado em diversas situações de violência doméstica, onde vítimas acabam cedendo às pressões e voltando ao convívio com seus agressores.

O agressor foi preso em flagrante e as drogas apreendidas foram registradas na delegacia de Salto, sendo posteriormente encaminhadas para a base de Itu (SP). Agora, ele permanece sob custódia aguardando as próximas decisões judiciais a respeito do caso. Situações como essa servem de alerta para a importância de denunciar qualquer tipo de violência doméstica, bem como oferecer suporte e orientação adequada para as vítimas.

Essas informações foram divulgadas após a equipe de reportagem da TV TEM registrar o caso na Delegacia de Salto. A cobertura jornalística tem sido essencial para conscientizar a população sobre a gravidade da violência doméstica e os recursos disponíveis para combatê-la. O canal DE Sorocaba e Jundiaí tem desempenhado um papel fundamental na divulgação de notícias locais, contribuindo para a disseminação de informações relevantes para a comunidade.

Dessa forma, é fundamental que a sociedade se mantenha atenta e engajada na luta contra a violência doméstica, apoiando as vítimas e denunciando os agressores. A conscientização e a educação são ferramentas poderosas na prevenção desse tipo de crime, e a atuação conjunta de organizações governamentais e da sociedade civil é essencial para garantir a segurança e o bem-estar de todos. É preciso unir esforços para construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde a violência não tenha lugar.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp