Prefeitura de Campinas tem aumento de 15,7% nas solicitações via 156, mas moradores reclamam de falta de respostas. Confira!

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Prefeitura de Campinas tem aumento nas solicitações via 156, mas moradores
reclamam de falta de respostas

Quem usa o serviço afirma colecionar protocolos sem solução. Prefeitura atribui
problema às reclamações duplicadas.

O número de solicitações registradas pelo canal 156 da Prefeitura de Campinas
(SP) [https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/cidade/campinas/] cresceu nos
primeiros três meses de 2025. Foram 22 mil, cerca de 15,7% mais do que no mesmo
período do ano passado. No entanto, quem usa o serviço reclama que nem sempre
tem resposta para as solicitações registradas.

A EPTV, afiliada da TV Globo, visitou pontos da cidade que são alvo dessas
demandas sem solução, como é o caso da Rua Doutor Lauro Pimentel, na Cidade
Universitária, onde moradores chegaram a fazer uma ‘vaquinha’ para pagar a
limpeza de um terreno abandonado que acumula mato alto atrai pragas (veja o
relato abaixo).

A administração municipal afirma que o índice de resposta às reclamações gira em
torno de 60%, mas admite que existe uma dificuldade em reunir os diversos
chamados sobre um mesmo ponto e atribui parte do problema às reclamações
duplicadas. Abaixo, veja mais detalhes sobre as reclamações e o que diz a
Prefeitura.

De acordo com a Prefeitura, a maioria das reclamações nos últimos três anos está
relacionada à poda de árvores, tapa buraco e limpeza de mato em área particular.
Além disso, os números indicam a alta no total de chamados em cada ano.

* 2022: 49.379
* 2023: 60.755
* 2024: 62.014

1 de 2 Terreno abandonado na Rua Doutor Lauro Pimentel, na Cidade Universitária,
em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

Terreno abandonado na Rua Doutor Lauro Pimentel, na Cidade Universitária, em
Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

São chamados como o da Rua Doutor Lauro Pimentel, na Cidade Universitária, onde
os moradores se queixam de um terreno abandonado. Eles dizem que tem ao menos
dois anos que ninguém aparece para limpar a área e o mato está muito alto.

A Daniele Aparecida da Silva coleciona protocolos desde o ano passado. São
chamados que ela abriu pelo 156 e, até hoje, não foram atendidos. “[A atendente]
me disse que a proprietária foi notificada, recebeu multa. Acho que ela gostou
de pagar multa. Nunca ninguém limpou”.

> “Tem barata, tem rato, dengue. Aqui na rua teve muitos casos de dengue. Com
> certeza tem água parada”. Questionada se algum fiscal da Prefeitura já visitou
> o local, ela responde que “nunca, só para deixar o carnê do IPTU”.

Sem solução do poder público, a vizinhança se reuniu para pagar a limpeza do
terreno. O serviço vai custar R$ 800 e será dividido entre cerca de dez
moradores. “Vou ter que tirar do meu bolso para pagar algo que não é meu”.

O que diz a Prefeitura? “A responsabilidade por manter a limpeza dos terrenos
particulares é dos proprietários, conforme Lei 11.455/2002. Os proprietários de
ambos já foram notificados e multados anteriormente. Os dois terrenos serão
vistoriados novamente até segunda-feira e, conforme as condições de cada um,
serão tomadas as providências legais, como notificação e multa. A multa para
limpeza de terrenos é de 250 UFICs. Mesmo com a multa, o proprietário não fica
isento de precisar fazer o serviço de limpeza”.

2 de 2 Árvores sem poda na Rua Sargento Tarcísio Moura, em Campinas — Foto:
Reprodução/EPTV

Árvores sem poda na Rua Sargento Tarcísio Moura, em Campinas — Foto:
Reprodução/EPTV

Já no bairro DE III, o pedido dos moradores da Rua Sargento Tarcísio Moura é a
poda de quatro árvores grandes, cujos galhos caem em dias de ventania. O Wesley
Luis Lima conta que abriu um chamado no 156 em 20 de março, mas ninguém
apareceu.

> “Quando passa carro grande, ele pega, derruba os galhos de árvore, tanto que
> tem um monte jogado aqui no canto […] a gente pede e ninguém resolve o
> problema. Não tem nenhum retorno. Se tivesse um retorno para a gente saber se
> realmente vai vir, que data vai vir… Mas nem isso a gente tem “.

O que diz a Prefeitura? “Em relação às solicitações para poda de árvore na rua
Lauro Pimentel e na rua Sargento Tarcísio Moura, no DIC 3, o serviço está
programado pelo Departamento de Parques e Jardins para ser feito em até 10 dias.
O DE VI, telefone, portal e whatsapp, é o canal oficial para recebimento das
solicitações dos cidadãos para demandas como estas”.

Prefeitura cita reclamações duplicadas

Karen dos Reis, diretora de gestão da informação da Prefeitura de Campinas,
afirma que a falta de respostas está ligada ao alto número de reclamações sobre
um mesmo ponto e orienta que os moradores concentrem seus chamados apenas no
canal 156.

“A gente vem enfrentando um problema dos grupos de bairro ou de condomínios que
fazem sempre vária reclamações para o mesmo serviço. O cidadão faz o pedido via
156, faz o pedido via ouvidoria, isso gera uma quantidade duplicada de pedidos
gigantesca”, diz.

> “Hoje a gente não tem condições de colocar tudo numa mesma plataforma para dar
> uma resposta para todos ao mesmo tempo. Isso dificulta”.

Ela afirma que a expectativa é que o problema seja resolvido com o uso de
ferramentas de georeferenciamento, mas lembra que o 156 prioriza casos urgentes
e, “depois, os que vão entrando em ordem cronológica”.

O que é e como funciona o 156?

O 156 é o canal de comunicação oficial da Prefeitura de Campinas. É por meio
dele que os cidadãos podem registrar pedidos ligados a serviços públicos
municipais, solicitar informações ou tirar dúvidas. Também é possível agendar
atendimentos relacionados à secretarias.

De acordo com a Prefeitura de Campinas, todos os atendentes são capacitados para
esclarecer dúvidas, orientar e analisar as demandas dos cidadãos. Basta ligar
para o telefone 156 que as informações e os agendamentos, quando necessários,
são feitos no ato da chamada.

O atendimento é das 8h às 18h para solicitações, reclamações, informações e
dúvidas. Para quem estiver fora da cidade de Campinas, o DE é o (19)
3755-6010.

“O 156 capta e mantém todas as informações atualizadas no sistema,
disponibilizando-as para os atendentes para serem repassadas de maneira eficaz
ao solicitante”. Ainda segundo a administração, o canal também acompanha atraso
nas respostas, se houver.

Como acompanhar uma solicitação realizada no DE?

Com o número da solicitação em mãos, é possível acompanhar o andamento pelos
seguintes meios:

* pelo próprio telefone 156
* pessoalmente no Espaço Cidadão, no Paço Municipal, ou no Agiliza Campinas
* Pela site da Prefeitura
[https://campinas.sp.gov.br/servico/156-solicitar-informacoes-servicos-publicos]

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