Após vítima ser morta por homem em situação de rua, Prefeitura de Cascavel anuncia convocação imediata de 28 guardas municipais para reforçar segurança. Luís Lourenço, tinha 35 anos e estava a caminho do trabalho quando foi morto, com golpes de bastão, por um homem em situação de rua. População tem cobrado mais segurança. Veja outras medidas anunciadas.
Luís Lourenço tinha 35 anos e foi morto com bastão por morador em situação de rua. A Prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, anunciou na manhã nesta quinta-feira (3) a convocação imediata de 28 guardas municipais para reforçar a segurança após a morte de Luís Lourenço, 35 anos, com golpes de bastão, por um homem em situação de rua. Veja outras medidas anunciadas mais abaixo.
A convocação é imediata e o decreto já será publicado nesta sexta-feira (4). Os novos agentes públicos vão reforçar as ações para proteção da comunidade e combate a criminosos infiltrados entre a população de rua, disse comunicado oficial da prefeitura. A morte de Luís foi em 25 de março deste ano. Ele estava a caminho do trabalho quando foi abordado e perseguido pelo suspeito. Ele tentou conversar com o homem, mas acabou sendo agredido e morto.
No dia seguinte à morte de Luís, no último sábado (26), outro morador em situação de rua quebrou um carro com um bastão. Um cliente de um restaurante, localizado em frente ao local onde estava estacionado o carro, correu até o suspeito com um banco na mão e os dois começaram a brigar e se agredir. Além destes, outros casos têm sido relatados pela população da cidade, que cobra por mais segurança nas ruas.
O reforço nas equipes da Guarda Municipal de Cascavel foi feito pelo prefeito da cidade, Renato Silva, durante coletiva que também contou a presença do secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Lee e o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, além de outras autoridades. Durante as coletivas, as forças de segurança reforçaram as ações que têm sido feitas para garantir a seguridade da população. Entretanto, o coronel Hudson pontuou que a questão dos moradores em situação de rua ultrapassa a questão da segurança pública, se apresentando como “uma questão social”.
Outras medidas de segurança anunciadas foram: Mais ações para garantir a segurança da população, como a reforma do local onde vai funcionar uma base do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPFron), nas proximidades da Avenida Assunção; Nova sede da Polícia Federal (PF) nas proximidades do Terminal Rodoviário; Instalação da base da Polícia Rodoviária Federal (PRF) junto ao Aeroporto; Instalação da Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (Esfaep) da Polícia Militar (PM) na região do Morumbi, na sede do antigo Caom; Apoio do poder judiciário e intensificação da atuação das Polícias Militar e Civil, junto à Guarda Civil e Guarda Patrimonial de Cascavel.
Além das melhorias, o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson, reforçou a divulgação de edital que prevê a contratação de dois mil policiais militares no efetivo estadual. As inscrições abrem em 14 de abril. Confira mais notícias da região em DE Oeste e Sudoeste.