Nos primeiros cem dias de administração, o prefeito Sandro Mabel criou 8 mil novas vagas na Educação Infantil, resultado da expansão de unidades próprias e conveniadas, além de parcerias com entidades filantrópicas e o terceiro setor. A prefeitura ainda espera a abertura de mais vagas por meio de convênios com instituições privadas. Com essa ampliação na Educação Infantil, Mabel cumpre uma das principais promessas de campanha.
As medidas da gestão do prefeito Sandro Mabel contemplam novas vagas desde o início do ano letivo e mais vagas originadas de melhorias nas unidades educacionais. Entre as iniciativas, foi entregue o Centro de Educação Infantil (CEI) Dorothea Ribeiro Guimarães, no Setor Leste Vila Nova, em parceria com a Irradiação Espírita Cristã. No Setor Jaó, o CEI Suely Pascoal recebeu duas novas salas, por meio de parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Goiás, e o atendimento foi ampliado.
Também foi autorizada, em parceria com a Associação Vitória, a ampliação de três salas de aula na Escola Municipal Luzia de Souza Fiuza, no Residencial Itaipu, além da ampliação de mais 3 salas no Cmei Clemente Raimundo Salthier.
Para atender os trabalhadores das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), a Prefeitura implementou um atendimento inédito no Cmei Ceasa Vilmar Luiz, onde as crianças são acolhidas a partir das 4h da manhã, permitindo que os pais trabalhem com mais tranquilidade.
A prefeitura ainda espera a abertura de mais vagas na Educação Infantil em instituições particulares, fruto de convênios, alcançando 10 mil novas vagas. O cadastro das instituições privadas foi aberto por meio da Portaria N° 71, publicada no Diário Oficial de 7 de março de 2025.
“A criança de 0 a 3 anos tem um grande desenvolvimento cognitivo, e nossa prioridade é garantir que essas crianças tenham acesso a creches e Cmeis”, afirma o prefeito Mabel. “É um compromisso nosso que estamos cumprindo: abrir vagas na Educação Infantil e suprir a demanda, que é grande, mas que estamos conseguindo diminuir cada vez mais”, ressalta.
Além da expansão das vagas, a gestão de Sandro Mabel avançou na modernização da infraestrutura educacional. A prefeitura deu início à remoção de bens inservíveis acumulados em escolas e galpões alugados, e entregou dois desses espaços no Setor Santa Genoveva, gerando uma economia em aluguéis. Materiais ainda utilizáveis foram redistribuídos para as escolas, enquanto os inservíveis foram doados a cooperativas de reciclagem.
No campo da inclusão, a Secretaria Municipal de Educação (SME) entregou kits de papelaria para 84 escolas com salas de recursos multifuncionais, atendendo crianças do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Além disso, uma nova sala de recursos multifuncionais foi inaugurada na Escola Municipal José Alves Vila Nova. Esses espaços atendem estudantes com Transtornos do Espectro Autista, síndromes, surdez/deficiência auditiva, surdocegueira, baixa visão/cegueira, deficiência física, deficiência intelectual, deficiência múltipla, transtornos funcionais específicos, condutas típicas, altas habilidades e superdotação, entre outros.
Para garantir a qualidade do ensino, a prefeitura investiu na distribuição de mais de 100 mil peças de uniformes e 19 mil pares de tênis para os estudantes novatos da rede municipal, além de 7 mil kits escolares, em parceria com o Governo do Estado, pelo Programa Alfa Mais. No total, 35 mil kits serão entregues ao longo do ano para estudantes da pré-escola e do Ensino Fundamental.
Em termos de gestão escolar, a SME firmou parceria com o Sebrae para capacitar cerca de 500 diretores e futuros gestores na “Jornada Preparatória para a Eleição de Diretores e Gestão Escolar Empreendedora”. Além disso, um projeto de lei complementar foi enviado à Câmara Municipal para estabelecer novos critérios para a escolha de gestores educacionais.
Por meio do Programa de Autonomia Financeira da Instituição Educacional (Pafie), já foram repassados aproximadamente R$ 57 milhões, para serem utilizados em reparos estruturais, aquisição de materiais necessários e alimentação das unidades educacionais.
Outra conquista foi o reconhecimento nacional com a obtenção do Selo de Ouro da Educação. Goiânia atingiu 96 pontos na avaliação do Ministério da Educação e se destacou pelos esforços na alfabetização das crianças.