Prefeitura de Goiânia adquire novo drone para auxiliar Seplanh

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A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) passa a contar com novo drone para auxiliar nos serviços prestados pela pasta. O equipamento, entregue na manhã desta terça-feira, 14, pelo secretário Valfran Ribeiro, será utilizado pelas áreas de geoprocessamento e ordenamento urbano da pasta, e permitirá mais precisão em levantamento de dados e informações para emissão de documentos.

A aquisição do drone faz parte de uma série de iniciativas tomadas pela atual gestão, com objetivo de ofertar aos servidores da Seplanh melhores condições para exercerem suas atividades, bem como qualificar os serviços prestados à população.

Iniciadas no segundo semestre de 2021, as ações envolvem melhoria na estrutura física da secretaria, aquisição de equipamentos mais modernos e eficientes, e implantação de sistemas que dinamizam serviços executados diariamente pela pasta.

“Uma das determinações do prefeito Rogério Cruz quando assumimos a Seplanh foi tornar o serviço prestado à nossa população mais eficiente e de qualidade. Isso só é possível quando os servidores também têm qualidade de trabalho. Desde 2021, temos trabalhado para isso, buscando investir na formação dos servidores, na melhoria do ambiente, e na aquisição de equipamentos e sistemas que facilitem e deem celeridade ao trabalho que eles executam”, destaca o secretário Valfran Ribeiro.

Para o gerente de documentação, cartografia e topografia da Seplanh, João Paulo Ponce, o novo equipamento possibilitará que o serviço prestado na área de geoprocessamento seja mais preciso e célere. “Com esse equipamento, nossas vistorias para emissão de certidões de localização de área, limites e confrontações, por exemplo, serão mais rápidas e com informações mais precisas. Além disso, teremos acesso a áreas que, até então, tínhamos muita dificuldade, como questões morfológicas do terreno”, explica.

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Golpes de Natal: 5 armadilhas comuns durante as compras de fim de ano

Com a chegada da segunda parcela do 13º salário nesta sexta-feira, 20, muitos brasileiros estão se preparando para as compras de Natal. Contudo, a pressa nas compras pode abrir espaço para fraudes. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta para os cinco golpes mais comuns durante esta época e oferece dicas para evitar cair nessas armadilhas.

José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, recomenda cautela com ofertas suspeitas e preços abaixo do valor de mercado. “Pesquise a média de preços em sites confiáveis e digite o endereço diretamente no navegador”, orienta.

1. Vendas falsas Golpistas criam lojas virtuais falsas, perfis em redes sociais e enviam e-mails e mensagens de texto com promoções inexistentes. Esses sites geralmente oferecem produtos a preços muito baixos, tentando convencer o consumidor a comprar rapidamente devido ao “estoque limitado”. Algumas páginas falsificam endereços de sites conhecidos, trocando apenas uma letra. Para evitar esse golpe, pesquise os preços e acesse as lojas digitando o endereço diretamente na barra de pesquisa.

2. Phishing (pescaria de dados) O phishing é uma das fraudes digitais mais comuns, onde os criminosos enviam e-mails ou mensagens para tentar roubar dados pessoais, como CPF ou informações bancárias. A recomendação é não clicar em links suspeitos, manter o antivírus atualizado e verificar se o endereço da página acessada está correto.

3. Brinde falso Com os dados pessoais da vítima, golpistas entram em contato oferecendo brindes falsos, insistindo para que o presente seja entregue pessoalmente. Para garantir o “presente”, exigem pagamento de uma taxa via cartão e podem tentar enganar a vítima com maquininhas de pagamento com visor danificado ou até solicitar uma selfie para realizar autenticação bancária. A Febraban alerta para qualquer abordagem que envolva solicitações de fotos ou informações pessoais.

4. Troca do cartão Nos estabelecimentos físicos, é preciso atenção redobrada. Golpistas observam a digitação da senha do cartão e, durante a devolução, trocam o cartão da vítima, fazendo compras em nome dela. A orientação é não entregar o cartão a outra pessoa e sempre conferir os dados antes de finalizar a compra.

5. Maquininha quebrada Alguns golpistas utilizam maquininhas de cartão com telas danificadas ou escondem a tela para que o consumidor não veja o valor cobrado. O erro só é percebido quando a vítima confere o extrato bancário. Caso a maquininha apresente problemas, recuse o pagamento e sempre confira o valor exibido antes de digitar a senha.

Em época de compras rápidas e promoções tentadoras, é essencial estar atento aos sinais de fraudes e garantir a segurança durante as compras de Natal.

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