Press "Enter" to skip to content

Prefeitura de Goiânia alerta sobre a importância da vacinação nas férias e festas de final de ano

Última atualização 21/12/2023 | 13:58

Com a chegada do período de festas, férias e viagens, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta sobre a importância da proteção proporcionada pelas vacinas. Locais com aglomeração aumentam o risco de uma pessoa contrair ou transmitir doenças infecciosas como gripe e Covid-19. Somente 17,2% dos moradores da capital tomaram a bivalente.

“Quem viaja de carro, geralmente leva o veículo para a manutenção antes de sair de casa. Da mesma forma, precisamos ter esse cuidado com nós mesmos, com nossos filhos, nossa família. A vacina protege contra as formas mais graves de inúmeras doenças, então por que não passar em uma unidade de saúde, colocar o cartão em dia e ficar mais protegido?”, convida o secretário Wilson Pollara.

Ele ainda chama a atenção para a grande quantidade de unidades onde o município disponibiliza todas as vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI). “São 72 salas durante a semana e quatro nos finais de semana e feriados, ou seja, em todos os dias da semana há doses disponíveis, sempre das 8h às 17h”, informa Pollara.

Lorena Perez Castro, enfermeira do Departamento de Imunização da SMS, chama a atenção para alguns detalhes. “Locais com aglomeração facilitam a proliferação de doenças porque se a pessoa está ali, muito próxima, o risco de ela transmitir, ou contrair doenças infecciosas, como gripe e Covid-19, é muito grande. O cartão atualizado ajuda na prevenção e controle de outras doenças, como febre amarela, tétano e sarampo”, esclarece.

O enfermeiro, Jorge Ângelo, complementa: “A vacina, além de aumentar os anticorpos no organismo, também cria uma proteção coletiva, auxiliando na contenção da disseminação de vírus”. Ele também alerta para as questões de higiene. “Nos locais onde há muitas pessoas, é mais difícil manter a higiene adequada e o distanciamento, o que aumenta o risco de propagação de germes e vírus. Por isso, além da vacina, é preciso lavar sempre as mãos ou fazer uso de álcool em gel”, orienta.

Vacinação contra a Covid-19
Desde o início da vacinação contra a Covid-19, o município já aplicou 3.813.906 doses. Desse total, 3.547.911 foram de monovalente e 265.995 da bivalente. Do total de bivalentes ministradas, 229.039 foram em moradores de Goiânia, o que significa que a cobertura vacinal na capital com esse tipo de vacina é de 17,2%.

Locais de vacinação nos finais de semana e feriados:

– Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante (CMV): Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, s/n, Setor Pedro Ludovico
– Ciams Urias Magalhães: Entre as ruas Guajajara, Caritos Madeiras e Paranaíba, s/n, Setor Urias Magalhães
– Ciams Novo Horizonte: Avenida Engenheiro José Martins, Quadra 55, s/n, Setor Novo Horizonte
– Ciams Dr. Domingo Viggiano: Praça C-201, s/n, Setor Jardim América

Acesse o link abaixo e confira os locais de vacinação durante a semana:
https://saude.goiania.go.gov.br/_servicos/vacinas/salas-de-vacina-em-goiania-2/