Prefeitura de Goiânia aposta em campanhas educativas para ampliar segurança no trânsito

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), tem investido em ações de educação para o trânsito na Capital. Dentre as campanhas, destacam-se as blitze educativas, Operação Volta às Aulas e campanha Maio Amarelo, que foi premiada em 2023 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, na categoria Poder Público – Municípios.

Com o projeto Educação e Mobilidade, estudantes recebem orientações para serem cidadãos e multiplicadores de boas condutas nas vias públicas. O projeto é desenvolvido no pátio da SMM, em um espaço que conta com infraestrutura e sinalização viária para que as crianças aprendam lições sobre trânsito.

“Formamos os motoristas do futuro, com aulas práticas sobre civilidade e respeito à sinalização”, diz o prefeito Rogério, ao frisar que ações educativas se somam aos investimentos em sinalização de trânsito e intervenções para melhorar a mobilidade em todas as regiões da Capital.

A Operação Voltas às Aulas já é marca registrada da Mobilidade. Ela ocorre na porta de instituições escolares, públicas e privadas, com agentes de trânsito trabalhando na orientação de pedestres e motoristas sobre a travessia segura na faixa de pedestres.

Mobilidade 

Para melhorar a mobilidade em todas as regiões da Capital, a gestão determinou a realização força-tarefa para implantação e revitalização da sinalização, beneficiando 297 bairros de Goiânia. Os estudos técnicos sobre origem e destino, com a retirada de semáforos de terceiro tempo, avançam por toda a cidade.

Objetivo é desafogar o trânsito e facilitar a fluidez de veículos e pedestres. “Em Goiânia, temos 0,83 veículos por habitante e essa realidade não comporta mais o terceiro tempo. Nossos estudos mostram que, nestes pontos, apenas 10% dos carros fazem a conversão à esquerda. Por isso, o looping de quadra (quando o motorista vira a direita e contorna a quadra) é uma solução que temos adotado”, assinala o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia.

Outras iniciativas incluem o trabalho de sincronização de semáforos (onda verde), melhorias no corredor da T-7 e mudanças no sentido de vias, com a criação de novos corredores no Jardim América, um dos bairros mais populosos da Capital, na região do Novo Mundo, da 44, Alto da Glória e Vila Redenção, dentre outros.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos