Press "Enter" to skip to content

Prefeitura de Goiânia aposta em campanhas educativas para ampliar segurança no trânsito

Última atualização 12/09/2023 | 13:51

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), tem investido em ações de educação para o trânsito na Capital. Dentre as campanhas, destacam-se as blitze educativas, Operação Volta às Aulas e campanha Maio Amarelo, que foi premiada em 2023 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, na categoria Poder Público – Municípios.

Com o projeto Educação e Mobilidade, estudantes recebem orientações para serem cidadãos e multiplicadores de boas condutas nas vias públicas. O projeto é desenvolvido no pátio da SMM, em um espaço que conta com infraestrutura e sinalização viária para que as crianças aprendam lições sobre trânsito.

“Formamos os motoristas do futuro, com aulas práticas sobre civilidade e respeito à sinalização”, diz o prefeito Rogério, ao frisar que ações educativas se somam aos investimentos em sinalização de trânsito e intervenções para melhorar a mobilidade em todas as regiões da Capital.

A Operação Voltas às Aulas já é marca registrada da Mobilidade. Ela ocorre na porta de instituições escolares, públicas e privadas, com agentes de trânsito trabalhando na orientação de pedestres e motoristas sobre a travessia segura na faixa de pedestres.

Mobilidade 

Para melhorar a mobilidade em todas as regiões da Capital, a gestão determinou a realização força-tarefa para implantação e revitalização da sinalização, beneficiando 297 bairros de Goiânia. Os estudos técnicos sobre origem e destino, com a retirada de semáforos de terceiro tempo, avançam por toda a cidade.

Objetivo é desafogar o trânsito e facilitar a fluidez de veículos e pedestres. “Em Goiânia, temos 0,83 veículos por habitante e essa realidade não comporta mais o terceiro tempo. Nossos estudos mostram que, nestes pontos, apenas 10% dos carros fazem a conversão à esquerda. Por isso, o looping de quadra (quando o motorista vira a direita e contorna a quadra) é uma solução que temos adotado”, assinala o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia.

Outras iniciativas incluem o trabalho de sincronização de semáforos (onda verde), melhorias no corredor da T-7 e mudanças no sentido de vias, com a criação de novos corredores no Jardim América, um dos bairros mais populosos da Capital, na região do Novo Mundo, da 44, Alto da Glória e Vila Redenção, dentre outros.