Prefeitura de Goiânia capacita servidores administrativos da Educação com curso de primeiros socorros

84a63d50-bbb3-43ac-9fc0-4aad6fd65e5d

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza nos meses de agosto e setembro curso de formação “Noções Básicas de Primeiros Socorros”, para servidores que atuam diretamente com os estudantes que compõem a rede de ensino da Capital. A próxima formação será nesta quarta-feira, 16, às 8h e 13h, na Coordenadoria Regional de Educação Maria Helena Bretas, no Setor Urias Magalhães.

A Educação da Capital instituiu o curso em 2019, por meio da Portaria Municipal n° 041, e vai de encontro à Lei federal nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, que tornou obrigatória a capacitação de professores e funcionários da educação básica da rede pública e privada em noções de primeiros socorros.

Durante o encontro, que tem duração de 4h, os profissionais aprendem, de forma teórica e prática, sobre os primeiros socorros a serem prestados a uma vítima de acidente ou mal súbito, a fim de mantê-la com vida até a chegada do socorro especializado. Trata-se de manobras, avaliações das condições mentais e corporais da vítima e até tentativa de reanimação, se necessário.

Servidores administrativos, um por instituição educacional, podem participar do curso. Pela manhã, profissionais da escola, e à tarde, servidores de unidades de Educação Infantil. Os servidores podem se inscrever por meio de link, encaminhado via ofício às escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

No ano de 2022, todas as instituições educacionais do município receberam kits de primeiros socorros. O investimento foi de R$ 138 mil na aquisição dos kits, que contêm luvas cirúrgicas, máscaras, óculos de proteção, bolsas térmicas, esparadrapos, caixas de curativo adesivo, ataduras de crepe, soro fisiológico, soluções de iodo, cotonetes, antissépticos e outros itens essenciais, para ações de primeiros socorros.

Confira as datas dos próximos cursos:

  • 23/08 – 8h e 13h – CRE Maria Thomé Neto, na Rua C-165, Qd.588, Lt. APM – Nova Suíça)
  • 30/08 – 8h e 13h – CRE Jarbas Jayme, na Rua C-75, QD. APM, Lt. APM – Setor Sudoeste)
  • 06/09 – 08 e 13h – CRE Brasil de Ramos Caiado (curso será realizado na CRE Jarbas Jayme – Rua C-75, QD. APM, Lt. APM – Setor Sudoeste).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos